segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

FIFA - centralizando o futebol

 Olá, amigos. Em noite de gala na Suiça, aconteceu a premiação dos grandes destaques da temporada, a "FIFA Ballon D'or".  O evento divulgou, além da seleção do ano, o craque da temporada, o golaço, o melhor treinador e o prêmio fair play.

Depois de algumas atrações musicais, artísticas e discursos das autoridades da FIFA, foi anunciada a seleção da temporada, que foi composta por: Casillas (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Pique (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Marcelo (Real Madrid),  Xabi Alonso (Real Madrid), Xavi (Barcelona), Messi (Barcelona), Iniesta (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Falcão Garcia (Atlético de Madrid). Como podem ver, essa seleção é formada apenas então somente por jogadores que atuam no futebol espanhol, algo no mínimo estranho. Será que a FIFA acha mesmo que o futebol se resume a Barcelona e Real Madrid ? É realmente suspeito. No meio do ano, duas equipes protagonizaram a final da UEFA Champions League: Chelsea e Bayern de Munique. Estavam nos elencos figuras como Peter Cech, Ramires, Drogba, Lahm, Muller, Mario Gomez, Schweinsteiger e muitos outros grandes jogadores. Por mais curioso que seja, nenhum desses jogadores sequer foram lembrados na festa. O atacante Zlatan Ibrahimovic e o meia Andrea Pirlo também foram nomes importantíssimos na temporada, mas não citados no evento. O sueco era a principal arma do Milan no primeiro semestre de 2012, e a principal atração do PSG no segundo, além de carregar praticamente SOZINHO, a seleção da Suécia nas costas, marcando gols incríveis e aplicando jogadas sensacionais. Pirlo foi o principal destaque no vice campeonato italiano na Eurocopa do ano passado e vem conduzindo a Juventus a mais um campeonato nacional apesar da idade. Irrita muito saber que a seleção do mundo foi basicamente composta por duas equipes que não venceram nada de relevante esse ano, além terem ficado fora da final da Champions. Sérgio Ramos ? Daniel Alves ? Xabi Alonso ? até agora estou espantado. Falcão Garcia também é outro que me impressionou ao ser escalado nessa seleção. O jogador só começou a atuar bem no ano a partir de agora e setembro. Antes ? Nem se ouvia falar no colombiano. Haviam até rumores de que o atacante estaria voltando ao River Plate após a temporada 2011-2012, de tão sem graça que estava seu futebol  na Europa. Enfim,  são bons jogadores, porém, não fizeram nada de mais para serem considerado os melhores em suas posições. Phillip Lahm foi um monstro na lateral do Bayern. Pirlo, como sempre, um maestro na seleção italiana. Ibra é o dono da seleção sueca, o monstro do PSG. Thiago Silva ? somente o melhor zagueiro do mundo na atualidade. E o que impressiona mais ainda, é que esse domínio espanhol na seleção mundial não é o primeiro. Isso vem crescendo dos últimos anos para cá!

 E com o passar do tempo, teremos que ir nos acostumando com essa centralização no futebol; o esporte mais querido do mundo resumido apenas a dois clubes espanhóis, mesmo sem conquistar absolutamente nada.

FIFA/FIFPro World XI 2012

Nenhum comentário: