sábado, 26 de janeiro de 2013

A "evolução" tática e técnica do futebol

 Na metade do século passado, o futebol era visto com outros olhares por seu público, principalmente quanto à tática e à técnica. Nas décadas de 50 e 60, o futebol não era apenas um esporte, mas também um espetáculo. Naquela época, priorisava-se muito mais o futebol vistoso que a gana de vencer.

 Jogava-se com poucos defensores, na maioria das vezes com três apenas. Não existiam volantes, apenas meias ofensivos. No ataque ? Normalmente quatro jogadores. Dois pontas e dois centrais.

 Atualmente, seria completamente enviável um esquema tão aberto, ofensivo e ousado. Afinal, o futebol mudou. Atualmente, só se pensa em cautela, jogo retrancado e em vencer. Os "timaços" vão sendo extintos com o passar do tempo, sem dó nem piedade.

 Nos tempos atuais, o time e a seleção da moda são, respectivamente, Barcelona e Espanha, julgados por muitos como equipes com um futebol lindo e maravilhoso. Em minha visão, os dois são times de muita eficiência, porém com um futebol sonolento e sem rapidez. Mas para o nível no qual o futebol tático atual encontra-se, podem até ser chamados de timaços, por mais sono que dêem as suas partidas.

 Infelizmente, não vejo mais o futebol como um espetáculo. Grandes partidas costumavam acontecer semanalmente com os antigos esquemas táticos. Mas agora, no futebol em que a defesa é mais priorizada que o ataque, grandes partidas são raridades. Grandes craques eram comuns em todos os clubes de nosso país tempos atrás. Mas hoje, os craques são tapados atrás dos esquemas que escondem talentos e evitam a ofensividade.

 É claro que se deve pensar sempre na vitória, no resultado positivo, na competição em si. Mas não é possível preservar tanto à eficiência quanto ao bom futebol ? Sinceramente, não compreendo como toda uma tradição de um espetáculo vistoso é jogada FORA por um simples ditado: "O melhor ataque é a defesa". Maldito infeliz que criou esta frase. Maldito covarde que criou o esquema com 5 defensores, que criou o volante, que extinguiu os pontas. Que "revolucionou" o futebol à correria, à pancadaria e à força física. E ainda sim tem gente que ousa dizer que o futebol vem melhorando.

 Para minha infelicidade, vejo se acabar o esporte que chamávamos de espetáculo. Em um mundo onde gramado, tecnologia, chuteiras e camisas evoluem... e o futebol bonito desaparece.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vasco surpreende e fecha com Nei

 Bom dia. Na tarde de ontem, o Vasco da Gama surpreendeu a toda a imprensa. O clube carioca contratou o lateral-direito Nei, ex-jogador do Internacional. A diretoria cruzmaltina trouxe o jogador pouco antes do Peixe apalavrar-se com ele. Nei fará exames médicos hoje para assinar por três temporadas e assinar no dia de amanhã.

 Nei resolverá muito bem o problema da lateral vascaína. Desde a saída de Fagner no meio do ano passado, o clube possui uma carência na lateral direita. Jonas, ex-Coritiba, chegou para substituí-lo, mas não resolveu.

 Agora, o Vasco passa a cobrir mais uma falha dentro das quatro linhas. Renê Simões, Ricardo Gomes e Dinamite vem reerguendo com calma e boa gestão o clube, mesmo com a crise financeira.

 Sucesso ao Nei, que é um grande lateral!


Santos é bicampeão da Copinha

 Bom dia! Diante de 25 mil pessoas, o Santos acabou de sagrar-se campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio sub-19 que celebra o aniversário da cidade de São Paulo! O Peixe venceu o Goiás por 3 a 1 e sagrou-se o vencedor da competição.

 Não, não. O Santos não venceu a partida através de táticas nem jogadas ensaiadas. Venceram o jogo na base do improviso, do futebol moleque e do bom momento psicológico. Surge aí uma nova geração de craques santistas e novos meninos da Vila. Destaco dois jogadores: Leandrinho e Neílton. Em breve ouvirão falar neles!

 O Peixe abriu o placar de pênalti, passando pelo gigante Luís Henrique, goleiro do Goiás que pegou QUATRO cobranças na semi-final. Um minuto depois, o Santos ampliou com a promessa Neílton.

 Na segunda etapa, o Goiás começou melhor, envolvendo o Santos no toque de bola, chegando ao primeiro gol aos três minutos. Logo depois, o verdão ganha um pênalti. Parecia ter ganho o ânimo e a hegemonia psicológica na partida... Mas a cobrança foi desperdiçada, e o Santos voltou a tomar conta do jogo. Logo em seguida, gol do Santos: Campeão.

 O títulosantista parecia ter sido perfeito, até os 40 minutos da etapa final. Neymar e a diretoria do Santos entraram no pódio para distribuir medalhas ANTES do fim da partida. No mínimo, uma tremenda falta de respeito ao Goiás, já que a partida ainda não havia terminado!

 Enfim, parabéns ao Santos por conquistar o maior torneio juvenil do Brasil!


Flamengo confirma seu novo camisa 10

 Boa noite! Na tarde dessa quinta-feira, após uma longa novela, o Flamengo concretizou a negociação e trouxe para a Gávea o meia Carlos Eduardo. O jogador fechou com o clube por empréstimo num prazo de 1 ano e meio. Os valores salariais não foram divulgados e o meia será apresentado no fim da tarde da tarde dessa sexta-feira.

 Antes de escolher o Fla, Carlos Eduardo foi sondado também por Grêmio, Internacional, Santos e Fluminense.

 Carlos Eduardo começou jogando no Grêmio como segundo volante, mostrando habilidade, velocidade e boa qualidade nos passes. Em pouco tempo, ganhou oportunidades na seleção brasileiro com o técnico Dunga. Valorizado, o meia foi vendido ao Rubin Kazan. Teve um começo promissor e passou a atuar como apoiador, tornando-se um jogador mais ofensivo e perigoso. Porém, passou a obter uma tendinite no joelho direito em 2011, perdendo rítimo de jogo e forma física.

 De volta ao futebol brasileiro, Cadu assumiu a responsabilidade e mostrou-se feliz. - "Sinto-me honrado em vestir a mesma camisa que Zico." - Afirmou o jogador.

 Ao meu ver, a torcida rubronegra não deveria se empolgar muito. Carlos Eduardo tem qualidade, é bom jogador, atua bem na função de armador, que é uma posição carente da equipe. Porém, o sabemos que tem um problema crônico no joelho e não joga bem faz um bom tempo. Talvez reencontre seu futebol no Brasil, mas a maioria dos jogadores que partem para atuar no futebol russo e voltam anos depois, nunca mais tem o mesmo rendimento. Um dos exemplos é Ibson, meia do Flamengo que atuou durante anos no futebol da Rússia e nunca mais jogou tão bem quanto em sua primeira passagem no Brasil!

 Enfim, nos basta esperar se veremos o Carlos Eduardo do Grêmio ou o Carlos Eduardo do Rubin Kazan.

Carlos Eduardo posa com chapéu de pele para fugir do frio (Foto: Reprodução/Instagram)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

São Paulo 5x0 Bolívar - análise

 Boa noite ! Às 22h da última noite, o São Paulo iniciou sua tragetória para buscar a vaga no grupo 8 da Libertadores contra o modesto Bolívar.

 Estava na cara que seria um passeio. Com um time entrosado e cheio de jogadores valiosos, o São Paulo pegaria não só um time fraco, mas também uma equipe com um esquema tático completamente favorável ao tricolor paulista. Os bolivianos entraram num 4-3-3 simples, deixando todo o meio de campo e pontas abertas para a criação de Jadson, Osvaldo e Aloísio.

 Com isso, a defesa são paulina esteve segura durante toda a partida. O esquema se encaixava perfeitamente para a partida e o tricolor deitou e rolou no jogo. Um 5 a 0 com jogadas que flagravam completamente a tática da equipe. Osvaldo, Rogério Cêni, Jadson e Luís Fabiano (duas vezes) marcaram os gols do time.

 Devo admitir que queimei minha língua ao criticar a escalação de Aloísio na posição em que jogava o Lucas antes de ir ao PSG. Aloísio é um centroavante de ofício, paradão, artilheiro. Era difícil crer no sucesso de um homem-gol numa área de velocidade e criação.
 Mesmo assim, Aloísio mostrou não se intimidar na nova posição e jogou muito bem. Deu duas assistências e teve atuação de gala no Morumbi.

 Além do ex-jogador do Figueirense, destaco também a estreia do zagueiro Lúcio e as atuações de Jadson, Osvaldo e Luís Fabiano.

 Parece que por definitivo, o tricolor paulista encontrou uma maneira de jogar e acabou com a "Lucas dependência". E se nenhuma bruxaria acontecer na semana que vem, bem-vindo de volta à Libertadores, São Paulo!

Grêmio 0x1 LDU - análise

 Boa noite! A pouco tempo, Grêmio e LDU enfrentaram-se pelo na disputa da última vaga do Grupo 3 da taça Libertadores.

 Não consegui compreender a atuação do Grêmio nos primeiros minutos. Um time que parecia nunca ter jogado junto. O meio de campo de cadência de passe do tricolor não se entedia bem, talvez por ser a estreia do time titular no ano. Não conseguiam envolver a LDU com nenhuma troca de passes e pouco criaram oportunidades. Tinham sérios problemas de velocidade graças ao esquema tático com dois centroavantes (W. José e M. Moreno) e as laterais fraquíssimas do time. Com o esquema de três zagueiros da equipe de Quito, os espaços nas alas do campo ofensivo gremista estavam livres, mas não foram aproveitados por Tony e Pará. No primeiro tempo, um jogo trancado no meio de campo, com muito estudo e cautela.

 Na segunda etapa, Luxemburgo retirou Willian José e pôs Eduardo Vargas, afim de criar mais velocidade no jogo do tricolor. A equipe melhorou com um jogador de velocidade em campo e a troca de passes veio a fluir, porém sem grandes resultados devido à falta de rítimo do chileno. O tricolor também abusou das jogadas aéreas, mas foi traído pela altitude, que atrapalhava nos escanteios, em cruzamentos e lançamentos.

 Se no Grêmio nada dava certo, na LDU era ao contrário. Acostumada com a altitude, a equipe de Quito alçava bolas na área gremista com extremo perigo.
 Com o jogo preso, o treinador Bauza colocou a principal contratação da LDU em campo. O camisa 10 Saritama entrou, armou jogadas perigosas e levantava perigosas bolas na área de Dida, que se machucou aos 29 minutos. Com a entrada de Marcelo Grohe e o time brasileiro desatento, os equatorianos cobrou a falta rápido, inverteu o jogo, e num bate rebate dentro da área, Feraud marcou um gol chorado após fazer três milagres.

 A partir do toque de bola e da velocidade de Vargas, o Grêmio foi para cima do adversário. Mas visivelmente, não era dia de Grêmio. Vargas e Zé Roberto criavam diversas oportunidades, mas na hora de concluir, Marcelo Moreno não conseguia marcar. Além do boliviano, Souza e Fernando também perderam boas oportunidades de gol.

 No Grêmio, destaco a estreia do zagueiro Cris, que comandou a defesa gremista durante toda a partida, fazendo belos desarmes. Também me impressionou o bom volume apresentado por Vargas logo em sua estreia. Mesmo sem rítimo, o meia apoiou muito bem o meio de campo tricolor, que necessitava de um jogador de velocidade pelas pontas, já que Tony e Pará rendiam pouqíssimo ao time.

 Enfim, o Grêmio soube controlar bem a LDU em sua casa, porém acabou perdendo a partida na falta de atenção após a saída de Dida, falhas na finalização, pouca velocidade e carência nas laterais. Luxemburgo que abra o olho e modifique o esquema gremista !

Elano na partida do Grêmio contra a LDU (Foto: EFE)

Tigre na disputa da Libertadores. Vergonhoso

 Boa noite, amigos! Como todos sabem, estamos na época onde os grupos da Libertadores são definidos por completo, tendo uma repescagem para as equipes que buscam a vaga na Pré-Libertadores. Dentre as equipes que disputam essa fase, uma delas é o Tigre, da Argentina.

 Vamos recordar a final da Copa Sulamericana 2012. São Paulo vence o primeiro tempo da partida por 2 a 0. No intervalo, após confusão no vestiário, os jogadores adversários se recusaram a voltar ao gramado e perderam o título. Que time era esse ? O próprio Tigre F.C, da Argentina: O time que está disputando vaga na Libertadores.

 Entenderam agora quando digo que a CONMEBOL mancha o futebol sulamericano mundo à fora ? É por isso que não recebemos elogios das federações de outros continentes. Um clube que tenta invadir o vestiário de um adversário para arrumar confusão, entra em conflito com a polícia do estádio e se recusa a voltar à campo em uma FINAL do segundo maior torneio de futebol do continente que não é punido de nenhuma forma.

 Fico profundamente irritado com a falta de atitude e a desordem que encontra-se a CONMEBOL. Há vários anos é asism. Brigas e confusões em TODAS as edições da Libertadores, torcida atirando objetos em campo, atrasos nas partidas e muito mais. E mesmo com todos esses problemas, nenhuma atitude é tomada. Não sei se por preguiça, falta de vergonha na cara ou falta de coragem da federação. Os dirigentes acham que são autoridades firmes e duras... mas parecem ter verdadeiro medo e pipocam para os clubes infratores.

 O Tigre deveria ser NO MÍNIMO suspenso da Libertadores e ter recebido uma multa preta pelo vexame em São Paulo!

 Com isso, vemos o futebol sulamericano, que é um futebol de tanto talento e categoria, ser rebaixado pelas desorganizações e falta de atitude das federações e de certos clubes.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Grêmio x LDU e São Paulo x Bolívar

 Bom dia! Hoje à noite, será iniciada a Pré-Libertadores, onde equipes se enfrentam em repescagem pelas vagas restantes. Dois brasileiros entram na briga para entrar na maior competição das Américas. Grêmio e São Paulo brigam para entrar nos Grupos 3 e 8, respectivamente.

 O Grêmio enfrenta a LDU na temida altitude de Quito, que já traiu muitos timaços brasileiros que jogaram por lá. Com um investimento alto e novos jogadores de qualidade, a equipe equatoriana virá num 3-6-1 recheado de jogadores da seleção do Equador. Com a falta de entrosamento dos jogadores, a equipe irá explorar muito a bola aéra como sempre fez em suas conquistas recentes.
 Já o tricolor gaúcho vai à campo de 4-2-2 e tem uma equipe que cadencia o toque de bola e um meio de campo com ampla visão de jogo, fazendo a bola chegar rapidamente aos centroavantes. Há também o mistério sobre a escalação do chileno Vargas, que foi já foi inscrito na competição e chegou a treinar na segunda-feira.
 O Grêmio precisa abrir o olho com a altitude, as bolas aéreas e os chutes de longa distância da equipe de Quito! Será uma verdadeira batalha hoje à noite, já que a LDU fez um grande mistédio sobre a escalação e vem se preparando há muito tempo para a partida.

 São Paulo e Bolívar também enfrentam-se hoje à noite no Morumbi. Ousado, o técnico Ney Franco escalará o tricolor num 4-3-3, com dois volantes de ofício, Jadson na armação e Aloísio e Osvaldo nas pontas, com Luís Fabiano na grande área. Como se sabe, Aloísio jogará impovisado na ponta direita, já que é centroavante de ofício. Isso pode atrapalhar um pouco o jogo são paulino pela direita, deixando a tática lenta. Ao meu ver, não é sensato colocar um jogador impovisado na estreia de uma competição. O São Paulo precisa garantir resultado em casa para não sofrer com a altitude boliviana na volta.
 O Bolívar entrará em campo com um esquema bem ofensivo, com um 4-3-3 usando um losango com um armador, dois pontas e um pivô, buscando esperanças no talentoso Juan Arce. Esse esquema aberto da equipe boliviana é ótimo para o São Paulo, que encontrará uma defesa fraca e aberta para atacar.

 Abaixo, dois esquemas do analisador João Elias Cruz e dois meus. Nos basta aguardar e torcer pelos brasileiros !

http://this11.com/boards/abD7Pjlab4.jpghttp://this11.com/boards/abD78sXal5.jpg

Primeiro encontro do futebol friburguense

 Olá, amigos! No dia 27, será organizado o primeiro encontro da história do futebol de Nova Friburgo, contando com atrações, histórias dos campeonatos friburguenses, quais eram as equipes e muito mais.

 Aqui vou adiantando: Para quem não sabe, o futebol de Nova Friburgo baseia-se muito além do Friburguense Atlético Clube. Aliás, é muito maior que ele. O Friburguense é a união do Nova Friburgo F.C e o Fluminense de Nova Friburgo F.C. Os dois clubes faziam o clássico da cidade e são os dois maiores campeões municipais. Além desses clubes, faziam parte do torneio o Esperança FC e o Serrano FC, clubes que também já conquistaram a cidade.

 Quer saber mais ? Esteja presente neste evento!


Copa Africana de Nações 2013 - Grupo D

 Boa noite! Nessa tarde, foram iniciadas as partidas do grupo D da Copa da África. O grupo da morte do torneio teve início com a partida entre Costa do Marfim e Togo.

 No início da partida, a Costa do Marfim já chegou com personalidade, já que possui um meio de campo muito mais criativo que Togo. Com bons armadores e finalizadores, os elefantes africanos partiram para cima e abriram o marcados aos oito minutos com Yaya Touré em assistência de Gervinho.
 Com o gol, os marfinenses recuaram e os togoleses aproveitaram. Nos acréscimos da etapa inicial, Ayde chamou a responsabilidade para si empatando a partida.
 No segundo tempo, a Costa do Marfim voltou a pressionar a defesa de Togo, conseguindo acertar o gol apenas aos 43 minutos com Gervinho, definindo o placar em 2 a 1 para os marfinenses. Com um meio de campo superior, a seleção laranja mostrou sua superioridade e que Togo não pode sobreviver sendo carregado pelas costas por Adebayor.
Ao ver a partida, pude concluir que a Costa do Marfim está com um time muito mais entrosado e ajeitado que Ghana ! Sem dúvidas a favorita ao título.

 A segunda partida do grupo aconteceu entre duas seleções rivais do norte da África. Tunísia e Argélia enfrentaram-se em um jogo morno e resolvido no detalhe.

 Em um jogo com muita cara de 0 a 0, a Tunísia resolveu partir para cima no fim da partida, e com um lindo gol de Youssef Msakni nos acréscimos, fazendo a festa da torcida tunisiana no Estádio Royal Bafokeng.

 Com isso, Costa do Marfim e Tunísia dão um passo muito grande à frente de Togo e Argélia e a primeira rodada da Copa Africana de Nações acabou !

 Fique ligado para a segunda rodada !

 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A guerra e o futebol

 Olá, amigos. Como sabemos, está ocorrendo na África do Sul a 29ª edição da Copa Africana de Nações. Dezesseis seleções se enfrentam em busca do título e da vaga na Copa das Confederações no Brasil.

 Porém, algumas seleções prejudicam-se com sérios problemas. Problemas políticos que assombram a África desde o colonialismo. Togo, Mali e Egito são exemplos dessa triste realidade.

 O Egito é uma das potências do futebol africano, e talvez, seria o principal favorito a conquistar o torneio. Mas com todos os problemas políticos da Primavera Árabe, as revoltas populares e a disputa pelo poder do país.

 No Togo, o problema foi terrível. Na última edição da Copa da África realizada na Angola, um atentado aconteceu. Três membros da comissão técnica Togolesa foram mortos a tiros dentro do ônibus da delegação. Este fato fez Togo desistir de disputar o restante do torneio em 2010 e ser suspenso nas duas edições seguintes, só voltando a participar do campeonato este ano.

 No Mali, um problema aterrorizante. A facção terrorista Al-Qaeda toma conta do país e da população, O país teve de contar com ajudas do militarismo francês. Os jogadores e suas famílias preocupam-se muito, desconcentrando toda a delegação malense e desmotivando os jogadores.

 Conseguem entender ? É a violência, a guerra e o mal acabando com o futebol africano. Uma competição tão emocionante, tão bonita, com imagens tão marcadas sendo manchada pela política, pela guerra, pelos conflitos. É realmente lamentável.

 As três seleções na qual apresentei como exemplos não são as únicas a sofrer com esses problemas. Muitos países africanos sofrem com tudo que ditamos acima. Não é a toa que apenas 16 seleções participem de um evento onde mais de 100 gostariam de estar participando. É realmente triste esta realidade.

 Espero que um dia as autoridades entendam que o futebol e a alegria do povo deve ser priorizada e que a segurança do povo é bem mais importante que tudo isso!

A educação esportiva no Brasil

 Como sabemos, um dos principais problemas no Brasil é a educação. Poucos investimentos e importâncias dadas à este quisito deixam nosso país com uma população mal educada sem modos.

 Com toda essa falta de educação no Brasil, esta onda acaba afetando também ao esporte. O esporte mais importante do mundo: o futebol. E logo no Brasil, que é O PAÍS DO FUTEBOL.

 Por muitas vezes, vemos equipes e seleções brasileiras juvenis com problemas de entrosamento, falta de união em equipe. Atletas com problemas disciplinares, irresponsáveis, malandros, cavando faltas, provocando adversários, sem a menor dedicação para treinar, esbanjando marra por onde passam.

 Este tipo de problema não pode mas ser evitado, pois nessa faixa etária, é impossível se começar a educar um adolescente que passou a vida inteira aprendendo errado. É preciso rever as categorias de base infantis. Atualmente, treinadores de categorias de base preocupam-se mais em ensinar táticas e técnicas às crianças, deixando de lado o espírito esportivo e a educação dentro das quatro linhas.

 Muitas vezes, vemos atletas até em torneios sub-17 cavando faltas, simulando agressões, desrespeitando adversários, distribuindo cotoveladas e provocando a todos. Além de não receberem orientações sobre estas infrações, alguns treinadores chegam a INCENTIVAR estas atitudes! É algo realmente lamentável.

 A educação desde os primeiros passos no futebol é muito importante. É muito mais sensato ensinar a um menino de 10 anos a respeitar o adversário que ensinar táticas e dribles.

 A educação infantil no esporte pode mudar uma pessoa para sempre, torná-la educada e responsável, podendo assim, formar muito mais talentos lá na frente.

Rogério Cêni completa 40 anos

 Boa tarde! Nesta terça-feira, o lendário goleiro Rogério Cêni está completando 40 anos de idade, sendo 23 dedicados aos São Paulo Futebol Clube, onde qonquistou 28 títulos, contando as três Libertadores, Brasileiros e Mundiais, além dos prêmios individuais. Rogério já foi eleito por duas vezes o melhor jogador do Campeonato Brasileiro !

 Além de agarrar como poucos, Rogério revolucionou a posição de goleiro e ensinou ao mundo que o camisa 1 também pode ter qualidade no passe, sair jogando bem e ter boa finalização. Ele é o goleiro com mais gols na história do futebol. O jogador marcou 107 gols pelo clube. É também o jogador que mais atuou com a camisa do São Paulo. Rogério alcançou à marca impressionante de 1051 jogos com a camisa 1.

 Na seleção, conquistou a Copa das confederações de 1997 e a Copa do Mundo de 2002.

 O goleiro afirma que este deve ser seu último ano no futebol e diz que quer conquistar o tetra das Américas para fechar com chave de ouro. Deixo aqui meus parabéns para este eterno ídolo são paulino e o MAIOR JOGADOR DA HISTÓRIA DO CLUBE !

Felipão anuncia sua primeira seleção

 Boa tarde, amigos. O treinador do Brasil Luiz Felipe Scolari acabou de anunciar às 14 h os 20 nomes que estarão à disposição no dia 6 de fevereiro no amistoso contra a Inglaterra.

 Os convocados são:

Goleiros: Diego Alves (Valencia-ESP); Júlio César (Queens Park Rangers-ING)

Laterais: Adriano (Barcelona-ESP); Daniel Alves (Barcelona-ESP); Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP);

Zagueiros: Dante (Bayern de Munique-ALE); David Luiz (Chelsea-ING); Leandro Castán (Roma-ITA); Miranda (Atlético de Madrid-ESP)

Volantes: Arouca (Santos); Paulinho (Corinthians); Ramires (Chelsea-ING)

Meias: Hernanes (Lazio-ITA); Lucas (Paris Saint-Germain-FRA); Oscar (Chelsea-ING); Ronaldinho (Atlético-MG)

Atacantes: Fred (Fluminense); Hulk (Zenit-RUS); Luís Fabiano (São Paulo); Neymar (Santos)

Nesta lista, não concordei com quatro nomes:

* Julio Cesar: O goleiro está voltando à sua boa forma técnica e física. Convocá-lo agora pode resultar algumas falhas e eros devido à má fase do goleiro nos últimos anos. Desde a Copa do Mundo de 2010, Julio se sente abalado e nunca mais foi o mesmo goleiro. Agora, no QPR, está retomando a sua boa forma, mas ainda precisa de tempo para voltar à seleção. No seu lugar, levaria o Jefferson, do Botafogo.

*Diego Alves: O goleiro do Valência é um bom jogador, disso todos sabem. Mas não o vejo como um nome de nível para a seleção brasileira. Mesmo que esteja agarrando bem no clube espanhol, o jogador ainda não tem capacidades suficientes para vestir a 1 do Brasil. Em seu lugar, levaria o Diego Cavalieri, do Fluminense.

* Filipe Luís: Basicamente os mesmos motivos do Diego Alves. Em seu lugar, levaria o Cortês do São Paulo, já que Marcelo está machucado.

* Hulk: O atacante já foi bom jogador. Desde a sua transferência ao Zenit, Hulk perdeu qualidades e rítmo de jogo, já que atuava em um futebol de um nível bem maior no Porto. Com sua ida à Rússia, ele perdeu sua velocidade e tornou-se um jogador comum, não servindo para a seleção. Em seu lugar, convocaria o Wellington Nem, do Fluminense.


 Como afirmei em minha "seleção" na noite passada, Dante com certeza seria convocado pelas brilhantes atuações na zaga do Bayern. Fred e Luís Fabiano são os melhores centroavantes do Brasil em atuação e estão de volta à seleção principal.

 Agradeço de joelhos ao Felipão pela volta de um centroavante fixo. O futebol não pode sobreviver sem um finalizador, um homem de área, o cara que marca os gols e trabalha de pivô.

 Com os jogadores convocados, acredito que o Felipão utilizará o 4-4-2 simples pela falta de entrosamento do grupo, explorando muito as bolas aéreas. Ou o treinador pode repetir os esquemas utilizados em sua primeira passagem no Brasil, atuando com três zagueiros e usando o David Luiz como um cabeça de área.

 Esperto que além de jogar eficiente, o Brasil aprenda que não basta apenas isso. No Brasil, é preciso jogar BONITO e encantar o mundo.







Paulo Nobre é o novo presidente do Palmeiras

 Boa noite! No fim da tarde desta segunda-feira, foi eleito o novo presidente da Associação Desportiva Palmeiras. Paulo Nobre venceu a eleição por 47 votos de vantagem de seu adversário Décio Perin e assume o cargo até outubro de 2014. O empresário assume a gestão do clube em uma das piores crises da história do alviverde. Com sérios problemas econômicos e fora da elite nacional, o clube busca se reerguer após a terrível era Tirone. O presidente mostrou-se sério e ciente da situação na qual o clube passa.

  Não sou salvador da pátria, mas é uma honra estar sentado nessa cadeira. Com certeza, é a maior responsabilidade da minha vida. É com muita seriedade que tentaremos fazer o Palmeiras voltar a ser Palmeiras - afirmou Nobre, logo após a divulgação do resultado da eleição.

 Como todos sabem, durante vários anos, o Palmeiras teve diversos presidentes e gestões fracas, sem planejamentos, com muitas histórias por trás das câmeras, e, em todas estas gestões, os presidentes davam discursos firmes, fortes, que até chegavam a animar o torcedor, mas quando eram reveladas todas as mutretas, era só tristeza. Será que este novo presidente será diferente ?

 Quando foi confirmada a queda do Palmeiras para a série B no ano passado, a torcida Mancha Verde fez uma carta enviada à diretoria do Palmeiras que dizia grandes verdades. Um dos trechos afirmava: "Pode entrar ou sair quem for. Nenhum deles está preocupado com o clube, mas sim com quem vai assumir o poder."

 Infelizmente, no Palmeiras tem sido assim desde as épocas de 60. Nunca se viu um bom presidente, uma diretoria honesta e transparente com a torcida palmeirense. Torço para que esta gestão dê certo e que o "Palmeiras vole a ser Palmeiras".




Paulo Nobre presidente do Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

Felipão fará amanhã a seleção brasileira

 Olá, amigos! Amanhã, por volta das 14 h, o treinador do Brasil Luiz Felipe Scolari formará a seleção brasileira com 23 nomes. Será a primeira convocação do treinador em sua volta ao cargo de treinador do Brasil após 10 anos. Serão chamados os jogadores que disputarão a partida contra a Inglaterra, que festejará os 150 anos do Estádio Wembley.

 Como sabemos, Felipão não é de convocar grandes surpresas e nem de testar muito. Com o curto tempo que tem, o treinador deve convocar 23 nomes que poderão ser os mesmo até a época da Copa do Mundo, já que o técnico afirmou que quer formar uma "família". Scolari tem pouco tempo e sempre teve fama de convocar os jogadores que estão em boa fase.

 A minha seleção seria:
GOLEIROS
Jefferson - Botafogo
Diego Cavalieri - Fluminense
Cássio - Corinthians

LATERAIS
Maicon - Manshster City
Adriano - Barcelona
Marcelo - Real Madrid
Cortês - São Paulo

ZAGUEIROS
Thiago Silva - PSG
David Luiz - Chelsea
Réver - Atlético MG
Dante - Bayern Munchen

VOLANTES
Luiz Gustavo - Bayern Munchen
Ramires - Chelsea
Ralf - Corinthians
Paulinho - Corinthians

MEIAS
Ronaldinho - Atlético MG
Lucas - PSG
Oscar - Chelsea
Bernard - Atlético MG

ATACANTES
Neymar - Santos
Fred - Fluminense
Wellington Nem - Fluminense
Luís Fabiano - São Paulo


* com Maicon, Marcelo e Thiago Silva machucados, os substitutos seriam:
Alessandro - Corinthians
Fabrício - Internacional
Dedé - Vasco da Gama

Copa do Nordeste 2013

 Boa noite. O último sábado foi o dia que marcou a volta da Copa do Nordeste ao calendário anual no futebol brasileiro. A competição não acontecia desde 2010. Dezesseis equipes ão divididas em quatro grupos com quatro equipes cada. Após a primeira fase, os oito melhores times classificam-se à fase mata-mata. O maior campeão do torneio é o Vitória, que já levantou a taça cinco vezes. Além do rubronegro baiano, Sport, Bahia e América-RN também já conquistaram a Copa do Nordeste.

 A primeira rodada já se encerrou. No grupo A, o Ceará bateu o ABC por 1 a 0 diante de sua torcida em uma das últimas partidas da equipe no estádio PV, já que o Castelão está de volta. O Bahia passou sufoco,mas mesmo com a equipe desentrosada, derrotou o Itabaiana por 3 a 2.

No Grupo B, zebra no ar. Quando eram esperadas presas fáceis para Sport e Fortaleza, todos foram surpreendidos. O Confiança goleou o tricolor cearense por 3 a 0, disparando na liderança do grupo, já que o Sousa arrancou um empate contra o rubronegro pernambucano.

 No Grupo C, o Vitória mostrou que está interessado em defender seu título e mostrar porque é o maior campeão do torneio, vencendo o América-RN, um dos favoritos a conquistar uma das vagas. O Salgueiro também mostrou que merece respeito e que não roubou a vaga do Náutico à toa. O carcará do sertão venceu o ASA-AL por 1 a 0, alcançando o segundo lugar no grupo.

 No último grupo, o grupo D, o Santa Cruz mostrou quem vem para brigar por título. O tricolor pernambucano derrotou o CRB por 1 a 0 e isolou-se na liderança, já que Feirense e Campinense empataram em 2 a 2.

 Nesta semana, teremos a segunda rodada da COPA DO NORDESTE. Fique ligado !

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Copa Africana de Nações 2013 - Grupo C

 Boa noite! Hoje foi iniciada a Copa da África para as quatro seleções que representam o Grupo C do torneio.

 Nesta tarde, se enfrentaram primeiramente Zâmbia (atual campeã) e Etiópia. As duas seleções empataram no placar de 1 a 1 em uma partida tecnicamente fraca, porém em um jogo de muita emoção.

 A seleção etíope entrou em campo recuada, esperando o ataque zambiano, que partiu pra cima dos adversários nos primeiros instantes da partida. Mas em bobiada da defesa zambiana logo aos 25 minutos, pênalti para a Etiópia. Saladin Said bateu para fora, desperdiçando a cobrança.
 Onze minutos depois, a Etiópia perdeu o goleiro Jemmal Tassew, expulso por falta violenta fora da área. Além de ter sido espulso, Jemmal ainda se machucou. Instantes após o acontecido, Chensa armou jogada e rolou dentro da área para Mbesuma abrir o placar aos 45 do primeiro tempo. Na comemoração do gol, alguns torcedores etíopes atiraram vuvuzelas nos jogadores de Zâmbia, que apenas retiraram-se do local.
 Na segunda etapa, aproveitando as chances desperdiçadas pela Zâmbia, os etíopes esploraram as jogadas aéreas até empatar a partida, com Girma após bom passe de
 Com o tento marcado, a seleção da Etiópia recuou e os zambianos partiram para cima, mas tiveram insucesso devido à má pontaria dos jogadores, deixando o placar empatado até o seu término.

 A segunda partida disputada foi entre Nigéria e Burquina Faso. Como na partida entre Zâmbia e Etiópia, a partida também terminou empatada em 1 a 1.O atacante Emmanuel Emenike colocou os nigerianos na frente aos 22 do primeiro tempo. Na segunda etapa, a seleção nigeriana pisou no freio, fazendo os burquineses partirem para cima. A partida parecia estar resolvida, até que aos 29 minutos o nigeriano Efetobore Ambrose foi expulso e facilitou as coisas para Burquina Faso, que pressionou, batalhou e aos 49 do segundo tempo, conseguiu acertar um chute e empatar a partida com gol de Alain Traoré, arrancando um ponto nigeriano.

 Nas duas partidas, pude notar o fraquíssimo nível técnico das seleções, mas quando se trata de emoções, esses africanos são especialistas ! As duas partidas foram marcadas por lindas imagens, como a emoção dos jogadores nos gols e as orações de torcedores nas arquibancadas. Foram partidas muito pegadas, disputadas na raça e emocionalmente muito fortes. Se o futebol da Europa e da América tivessem metade da emoção que tem o africano, seria prazeroso assistir a todas as partidas. Infelizmente, os africanos são muito afobados, tanto no ataque quanto na defesa. Os jogadores arriscam muito, posicionan-se mal,  tentam passar no meio de 5 jogadores, erram muitos passes e isolam diversas bolas por partida. Sem falar nas inúmeras faltas e cartões distribuídos pelas partidas. Em média, são aproximadamente 40 faltas por jogo!

 Enfim, se você aprecia mais ao futebol de técnica e tática apuradas, busque assistir outro torneio. Mas se você é dos que gostam de partidas de raça, pegada e emoção, assista diariamente a COPA AFRICANA DE NAÇÕES !

Galatasaray apresenta Sneijder com grande festa

 Boa tarde, amigos! Nesta manhã, o futebol turco mostrou que está crescendo e que um novo clube além do Fenerbahçe também pode fazer sucesso. Com a crise no ex-clube do meia Alex, o rival Galatasaray vai assumindo a hegemonia atual do futebol da Turquia. Além de ser o clube que fez Felipe Melo voltar a jogar bem e estar em primeiro lugar na liga nacional, acaba de fazer uma das maiores contratações na história do futebol do país. O holandês Sneijder foi apresentado com uma enorma festa da torcida do Galatasaray.

 O novo ídolo do clube levou a multidão às ruas de Istambul. O jogador assinou um contrato de três anos com o clube e começa seus trabalhos ainda nesta semana e mostrou-se muito motivado - A recepção foi incrível. Eu não sei turco, então gostaria de descobrir o que eles estavam dizendo a mim, mas estou muito feliz aqui. Você só pode ver esse tipo de paixão e entrega aqui, foi ótimo presenciar tudo. Eu conheço o treinador (Fati Terim), é bom porque ele fala italiano também - disse o ex-meio-campista do Internazionale de Milão às redes de TV locais.

 Após ficar afastado por três meses no clube italiano, Sneijder foi recusado em diversos clubes e recebeu propostas apenas do Galatasaray e do Liverpool. O holandês afirmou ter escolhido o clube turco para poder brigar por títulos - Eu quero brigar por títulos. Eu sei como o futebol é amado na Turquia, vou fazer os fãs orgulhosos e felizes – afirmou o meia, em entrevista ao jornal holandês “De Telegraaf".

 O Galatasaray acertou em cheio na contratação. Mesmo com os altos gastos, o clube com certeza terá a retribuição que espera. Sneijder foi contratado pelo Galatasaray por € 7,5 milhões (cerca de R$ 20,3 milhões). De acordo com a imprensa turca, o clube deve pagar € 4,3 milhões (R$ 13 milhões) por ano ao holandês.

 Visivelmente entusiasmado e com fome de bola, o holandês chegou ao clube turco para provar que ainda tem muito futebol para jogar. Em minha opinião, foi o melhor jogador do mundo em 2010. Foi o destaque da Holanda no vice campeonato na Copa do Mundo e da Inter de Milão na conquista de UEFA Champions League. Com o passar do tempo e com as lesões, o meia foi perdendo espaço na equipe, até ser afastado do grupo por se recusar a ter seu salário diminuído. Rcusado por vários gigantes europeus, o meia acabou parando no clube turco, sabendo que tem muito para mostrar e que pode voltar a ser aquele Sneijder de 2010 ou até melhor.

 Contudo, o clube turco tem tudo para ser campeão nacional e quem sabe sagra-se o vencedor da UEFA Europa League.

Wesley Sneijder galatasaray (Foto: Agência AFP)

Diferença entre os pequenos cariocas e paulistas.

 No último fim de semana, foram iniciados os campeonatos estaduais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 Os gigantes de cada estado estrearam. No Rio de Janeiro, vieram vitórias fáceis e sem grandes esforços. Algumas equipes jogaram mal, lentamente, pareciam estar sem vontade de jogar. Mas a vitória veio com facilidade para Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

 Já em São Paulo, houveram tropeços de Corinthians e Palmeiras, que empataram contra Paulista de Jundiaí e Bragantino, respectivamente. Porém, o Santos fez seu papel derrotando o São Bernardo e o São Paulo passou pelo Mirassol.

 Como podemos ver, mesmo com alguns clubes em má fase, todos os cariocas venceram. Em São Paulo, houveram tropeços e vitórias magras.

 Para os gigantes cariocas, o caminho está aberto. no Rio de Janeiro, nenhuma equipe pequena ameaça em absolutamente nada, ao contrário de São Paulo.

 Corinthians e Fluminense estrearam os estaduais este ano com os times reservas. O Fluminense passou facilmente pelo Nova Iguaçu por 2 a 0. E o Corinthians empatou em 1a1 com o modesto Paulista de Jundiaí, qua ainda pressionou o Timão e quase venceu a partida. 

 Em diversos anos, vemos clubes de pequena expressão vencendo ou disputando duramente o estadual, como São Caetano, Santo André, Guarani, Ponte Preta, entre outros.

No Rio de Janeiro, nenhuma equipe pequena é campeã estadual desde 1966, quando o Bangu venceu o título diante do Flamengo. Desde esse ano, apenas os quatro sagraram-se campeão. Notaram a diferença ?

 No Rio de Janeiro, até em suas fases ruins, os clubes grandes atropelam os pequenos, e, em São Paulo, até em grandes fases, os grandes suam para ganhar dos clubes do interior.

 Nos dois estados, há uma copa realizada apenas entre os pequenos de cada estado, que acontecem no meio do ano. Em SP, é chamada de Copa do Interio. No RJ, é chamada de Copa Rio. Assistindo às duas competições, nota-se a grandesuperioridade em técnica, profissionalismo e organização dos clubes paulistas

 Isso se dá pela organização das federações e ao profissionalismo superior do futebol paulista. A feredação carioca inventa regras e normas que beneficiam os grandes e atrapalham os pequenos cada vez mais. Os clubes pequenos de São Paulo são administrados de forma muito mais profissional que os cariocas. Também se deve à grande economia de cidades do interior de São Paulo e do ABCD Paulista, que são cidades industriais e agrícolas, fazendo a cidade dos clubes enriquecer e dar melhores condições à eles.

Outro fator que influencia nesta superioridade é o fator histórico. Desde os primórdios o futebol no país, São Paulo tratava o esporte como profissional e buscava se adaptar e crescer nele com mais de 10 clubes fortes só na capital. Já no Rio de Janeiro, apenas Botafogo, Fluminense e Bangu tratavam o futebol como profissional e visavam o futuro no esporte ! Isso fez muito diferença e atrapalha o futebol do Rio até hoje !

 Enfim, a cada ano que se passa, o futebol do interior paulista vai tomando distância do futebol dos pequenos cariocas. E até que não se enquadre uma visão profissional no futebol do Rio, isso só vai continuar assim por muito tempo.

A polêmica do cartão amarelo - O cartão mafioso

 Olá, amigos. Como sabemos, todos os anos a federação carioca de futebol modifica alguns critérios no regulamento do campeonato estadual. Algumas mudanças são despresíveis, porém algumas são muito rigorosas.

 Uma dessas mudanças drásticas foi feita em 2007, mas isto só aconteceu nessa edição. as finais das taças Guanabara e Rio tiveram dois jogos, prejudicando assim os times Madureira e Cabofriense, prejudicando assim duas equipes de menor expressão e beneficiando dois Flamengo e Botafogo, dois gigantes do futebol, já que os clubes pequenos saíram com resultados positivos nas primeiras partidas.

 Em 2008, as medidas foram mais inaceitáveis ainda. Segundo o regulamento, os quatro times grandes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) disputariam todas as partidas do campeonato em casa, sem precisar jogar em outas cidades, prejudicando e gerando gastos enormes aos clubes pequenos.

 Mas agora, a medida tomada foi a gota d'água. Uma nova regra foi feita em relação às suspensões. Como sabemos, um jogador que recebe três cartões amarelos no decorrer do torneio, é punido e suspenso por uma partida. Porém, no Cariocão 2013, o clube terá duas opções. Caso não queira que o jogador seja suspenso pelo terceiro cartão, o clube responsável pelo atleta terá a opção de eliminar a suspensão pagando uma multa PROGRESSIVA de R$ 500,00. Nessa nova regra, após o pagamento da multa, apenas o terceiro cartão é eliminado, sendo permanecidos na súmula do jogador os dois primeiros cartões, pois caso o jogador receba um outro cartão, a multa dobra seu valor.

 Quando fiquei sabendo da notícia, pensei sinceramente que fosse uma piada ou algo parecido. Mas logo vi que a malandragem política estava em ação novamente. Sabendo que os clubes podem ser prejudicados por uma suspensão de um jogador importante, os chefões do futebol carioca armaram uma belíssima estratégia para arrumar ainda mais grana. Com todo o respeito, isso chama-se pilantragem na cara de pau, sem se importar com qualquer opinião do torcedor !

 Se foi aprovada esta maldita regra, por que não aceitaram também a petição para fazer um terceiro turno no estadual para dar oportunidades aos times pequenos ?

 E não é válida a desculpa de que "a Libertadores faz a mesma coisa". Primeiro que na Libertadores, sou também totalmente contra esta regra que só enchia o bolso da CONMEBOL. E segundo que, neste ano, a regra que multava os jogadores amarelados será cancelada.

São coisas como estas que tornam o futebol carioca tão fraco em relação ao paulista atualmente. Com regras mafiosas, os clubes pequenos vão cada vez decrescendo, enquanto em São Paulo, os clubes pequenos viram clubes de elite.

 É a malandragem tomando conta e sujando o nome do futebol carioca.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Copa Africana de Nações 2013

 Boa noite, amigos. Começou neste Sábado a 29ª edição da Copa da África de seleções, disputado na África do Sul. O torneio classifica a equipe campeã para a Copa das Confederações deste ano. Porém, a melhor seleção do continente não participará do torneio por conta de problemas e conflitos políticos, deixando o favoritismo para Costa do Marfim e Ghana, além de ter alguns outros fortes canditatos, como Nigéria, África do Sul e Congo.  A atual campeã Zâmbia também briga pelo bicampeonato.

 Os anfitriões mostraram que estão com pouca força e  abriram a competição com um simples empate em 0 a 0 diante da limitada seleção de Cabo Verde. Logo depois, Angola e Marrocos também empataram sem gols, deixando o Grupo A completamente nulo, com um ponto para cada seleção.

 No Grupo B as partidas tiveram início neste domingo. Como era de se esperar, Ghana e Congo fizeram a melhor partida da fase de grupos até então, num jogo muito disputado e empatado em 2 a 2, com direito a comemoração da quicada tradicional do goleiro Kidiaba, do Congo. Já na partida entre Mali e Níger, saiu a primeira vitória da competição. Após três empates no torneio, Keita fez o gol que garantiu a vitória e a liderança do grupo aos maleses.

 As primeiras rodadas dos grupos C e D acontecerão na segunda e na terça, respectivamente. Amanhã, serão disputadas as partidas entre Zâmbia x Etiópia e BURQUINA FASO x Nigéria. E na terça, teremos os jogos Argélia x Tunísia e Costa do Marfim x Togo.

 Vejo como principal favorita a seleção de Ghana, por ter sido a melhor colocada entre as equipes do continente na última Copa do Mundo e também pelo fato do Egito não estar participando. 

 Fique ligado em toda a cobertura e as opiniões sobre esta edição da Copa Africana de Nações !

Marcos Júnio desabafa após eliminação no sulamericano

 Boa noite. Na madrugada de sábado, a seleção brasileira sub-20 desembarcou no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, após a vergonhosa eliminação na primeira fase no sulamericano de futebol. Por consequência, acabou com as chances do Brasil ir à próxima Copa do Mundo sub-20 em 2014 na Turquia, sem poder defender seu título.

 Dentre os jogadores, o atacante Marcos Júnio foi o único a conceder entrevistas após o desembarque. Segundo o tricolor, muitos atletas não seguiram para a Argentina com o mesmo comprometimento da maioria do elenco. Na opinião de Marcos Júnio, tudo começou errado desde a preparação na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.


- Vi jogadores chegando atrasado, treinando de sacanagem... O time perdia ou empatava e parecia que não estavam nem aí, chegavam cantando músicas. Isso incomodava. Parecia que não queriam nada.
Visivelmente chateado com a atitude de alguns companheiros, Marcos Júnior prosseguiu com o desabafo.
- Alguns jogadores pareciam que não queriam jogar, pareciam que estavam em outro lugar, de férias. E quando alguns não querem, não adianta. O Brasil não merecia mesmo passar de fase. Não foram todos, mas isso aconteceu. Foi uma tragédia. Fiquei muito triste de ter sido eliminado.

 Dou toda a razão ao atacante. Lhe dou os parabéns pelo discurso e por ter tido coragem para revelar o acontecido. Sou morador da cidade de Teresópolis e assistia diariamente aos treinos dos jogadores na Granja Comary. Nos treinos marcados para as 10 horas, os jogadores chegavam às 11. Nos treinos das 15 horas, os jogadores chegavam depois das 16 horas. E todos chegavam rindo, chutando e tocando a bola de má vontade, treinando sem o menor sangue. Como disse o atacante do Fluminense na entrevista, alguns jogadores pareciam estar de férias, numa excursão, principalmente nos treinamentos físicos e nos jogos-treino, que foram realizados contra três equipes do Rio de Janeiro. Em todas as partidas, o Brasil teve dificuldades para vencer e poucos se empenhavam de verdade. Mattheus, Marcos Júnio, Bruno Mendes e alguns outros foram poucos que se empenhavam a cada minuto dos treinamentos.

 Toda esta malandragem e indisciplina de certos jogadores se deve à falta de educação esportiva no país. Atualmente, os treinadores e educadores do esporte ensinam apenas técnicas futebolísticas, deixando o espírito esportivo e as boas maneiras de lado. 

 Fiquei realmente envergonhado ao ver os treinos e notar a falta de educação dos jogadores, principalmente com seus fãs que acordavam cedo para acompanhá-los. Se atrasavam, jogavam de má vontade, davam pouquíssima atenção à torcida nas grades da CBF e esbanjavam marra em suas faces. É realmente lamentável ver uma seleção tão nova com tão pouca falta de maturidade.

Marcos Junior no desembarque da seleção sub-20 (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)