sexta-feira, 22 de março de 2013

Cuiabá - brigando contra o relógio

 Nas últimas semanas, foram divulgados publicamente todos os problemas que uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 vem enfrentando atualmente. A Arena Pantanal, que receberá três jogos do mundial no ano que vem, é um dos estádios com as obras mais atrasadas dentre os demais.

 Apesar das afirmações do governo matogrossense de que não haverão imprevistos, as evidências comprovam o contrário. Em três anos de trabalho, só foram concluidas 70% das reformas. Além disso, duas empresas, que se responsabilizavam pelas construções, deixaram de participar do projeto, por não estarem recebendo os pagamentos há oito meses.

 Ainda por cima, o estádio não é o único problema nessa história. Ruas, viadutos, meios de transporte e diversas obras de infraestrutura ainda estão em considerável atraso na cidade, faltando menos de 500 dias para o início do mundial.

 Como eu já havia dito antes, Cuiabá não é uma cidade preparada para receber o segundo maior evento esportivo do planeta. Além de todos os problemas urbanos (infraestrutura, aeroportos, saneamento, meios de transporte), a corrupção é o fator mais prejudicial ao município. Duas GRANDES empresas abandonaram um projeto que envolve milhões de reais, por falta de pagamento por OITO meses. Por que será ? Onde foi parar toda essa grana ? Se os impostos aumentaram, como não há verba para pagar o orçamento ? MUITO suspeito.

 Outro fator que dificilmente irei compreender é porque Cuiabá foi escolhida como uma das cidades que receberão a festa. Após a Copa do Mundo, a Arena Pantanal não terá a menor utilidade. No Mato Grosso não há nenhum grande clube, nem um campeonato estadual de ponta, muito menos tradição futebolística. Municípios como Goiânia, Florianópolis e Belém não participarão da Copa do Mundo, mesmo sendo cidades com muito mais tradição futebolística que a capital matogrossense.

 Enfim, graças aos atrasos, malandragens, falcatruas e falta de discernimento ao escolher as cidades-sede, Cuiabá é a primeira desesperada na lista da morte da FIFA. Qual será a próxima ?