quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Neymar é criticado pelo mundo - A profecia se concretiza

  Desde a partida entre Brasil e Inglaterra no dia 4, a idolatria europeia à Neymar diminuiu bastante. O jogador parece cada vez mais sentir o peso da amarelinha sob seus ombros. Mais uma vez o menino da vila pouco arriscou jogadas de efeito, dribles, corridas ou finalizações como costuma fazer com a camisa santista. O camisa 11 atuou durante a primeira etapa caindo pela ponta direita do campo. Sem resultados, jogou a etapa final na ponta esquerda, tendo mais 45 minutos apáticos em Wembley.

 Para completar, após a enorme quantidade de erros de finalizações, dribles e passes no primeiro amistoso da era Felipão, a imprensa Europeia caiu em cima do rapaz. Severas críticas foram feitas ao jogador em jornais, sites e programas televisivos, principalmente por parte da mídia inglesa. Algumas reportagens afirmavam até que Neymar seria uma enganação, e que toda essa repercução sobre o atacante seria apenas um marketing. Comentaristas britânicos não só criticavam ao jogador como também ao futebol brasileiro que, segundo eles, estaria tentando criar um ídolo " forçado". O jovem recebeu críticas até do Rei do futebol, que sempre foi de elogiá-lo. Pelé deu entrevistas afirmando que o jogador preocupava-se mais com sua imagem fora que dentro de campo.

 Eu, infelizmente, já previa este momento. Todo esse marketing, dinheiro e negócios envolvendo este talentoso joador o atrapalham neste importante momento em sua carreira. Neste período, Neymar tem de se adaptar o mais rápido possível à seleção brasileira e ao nível de seus jogos. Neymar é a prova real de como imprensa, marketing e muito dinheiro podem prejudicar um atleta. Todos sabemos que este atacante é um gênio, um grande talento que pode um dia tornar-se o melhor jogador do mundo. Mas enquanto este talento não amadurecer e aprender a jogar bola contra defesas de nível mundial, a desconfiança europeia só aumentará.

 É claro que a imprensa inglesa exagerou em suas críticas. Porém, não tiro suas razões. O mundo inteiro assiste aos jogos do Brasil e, com certeza, já ouviu falar de Neymar. Não é aceitável que ele jogue de uma maneira tão irregular em relação às atuações no Santos.

 Portanto, faço das palavras de Pelé as minhas: Neymar é um craque ? Sem dúvidas... mas se não for orientado em todos os aspectos, acabará como todas as grandes revelações do futebol brasileiro. Com muito dinheiro, mas pouco sucesso.