quarta-feira, 26 de junho de 2013

Semifinais das Confederações 2013 - Mostra teu reinado, Brasil!

 Pois é, amigos! Mal se passaram 11 dias de torneio e a fase de grupos já terminou. Se fora de campo as coisas foram muito diferentes a respeito do patriotismo da torcida brasileiro, o hino cantado em couro nos estádios e as manifestações contra as malandragens do governo, dentro das quatro linhas foi tudo como imaginado. Uruguai, Brasil, Espanha e Itália nas semifinais sem grandes dificuldades, deixando para trás Taiti, Nigéria, Japão e México.

Agora sim chegou a hora. O momento verdadeiramente decisivo para a seleção brasileira comprovar que tem sim condições de erguer o tetra campeonato. Após três convincentes vitórias sobre Japão, México e Itália, o Brasil fez definitivamente as pazes com torcedor e vem com tudo para atropelar o Uruguai na tarde de hoje, no Mineirão. É claro que uma outra final entre Brasil e Uruguai no Maracanã seria sensacional, mas infelizmente, o destino não quis desta forma.

 Porém, todo o cuidado é pouco quando trata-se de um confronto com a celeste. Mesmo tendo todo o favoritismo do mundo, o Brasil aprendeu da pior maneira em 1950 que não se deve menosprezar nenhum adversário em competições como estas. Ainda mais sendo uma equipe com jogadores tão qualificados como Lugano, Luís Suarez, Cavani, Forlán, que podem acabar com toda a alegria e a euforia do país neste período com seus fortes contra-ataques e jogadas aéreas.

 Do outro lado, Espanha e Itália reeditam a decisão da Eurocopa do ano passado. Com aquele futebol cadencioso, lento e de grande posse de bola, a Fúria vem como grande favorita para chegar à decisão e vencer o torneio. Além do mais, enfrenta uma Azurra enfraquecida e desfalcada de seus astros Andrea Pirlo e Mario Balotelli.

 O clima da Copa é uma mescla de apreensão, agonia, alegria e expectativa, não só pelo futebol, mas também pela Revolução que ameaça penetrar na política do país. Pra cima deles, BRASIL!