sábado, 9 de fevereiro de 2013

Rafinha - muita calma com o garoto

 Nas últimas semanas, o Flamengo iniciou sua temporada com muitas caras novas, sendo a maioria delas vindas das categorias de base. Dentre os jovens que conseguiram se ingressar na equipe profissional do clube, Rafinha vem sendo o principal destaque do time no campeonato carioca e conquistando o coração dos torcedores rubro-negros. O jogador tem a´s características de um meia atacante. Ágil, ousado, com belos dribles e boa qualidade no passe. Nas primeiras rodadas da Taça Guanabara, vimos o rapaz fazer belíssimas nas partidas contra Quissamã e Madureira.

 Mas foi na partida contra o rival Vasco da Gama que o jovem se consagrou. Além de atuar muito bem e marcar um belo gol em um clássico contra o maior rival do Flamengo, o atacante ainda teve a proeza de entortar por várias vezes um dos melhores zagueiros do Brasil e ídolo vascaíno Dedé.

 Desde essa partida, Rafinha vem recebendo inúmeros elogios de companheiros, comissão técnica, imprensa e até ex-jogadores. Mas para ele, parece que o sucesso na partida contra o Vasco não basta. Na última quarta-feita, o atacante encantou o torcedor rubro-negros com jogadas dribles, passes e jogadas magníficas na partida contra o Friburguense. Além desses lances, o jogador ainda marcou um golaço de cobertura. Com todo o acontecido, o Flamengo já busca recursos para ampliar seu prazo de contrato com o atacante o mais rápido possível.

 Como podemos notar, o jovem flamenguista é mais uma promessa do futebol brasileiro. Começou bem, é ousado, não tem medo de partir para cima. Mas devemos ter calma com o rapaz. Mutos grandes talentos que são muito exaltados no início de suas carreiras acabam não tendo sucesso. Lenny, Wellington Silva Leandro Bonfim e Philippe Coutinho são provas de como talentos promissores podem dar errado. Esses quatro jogadores fizeram sucesso muito cedo, mas devido à transferências, insegurança e muito dinheiro, acabaram se perdendo no futebol.

 Sabemos que Rafinha é um grande talento e se encaminha para ser mais um grande driblador de nosso futebol, mas devemos ter muita paciência. Muitos elogios e grande foco em cima do jogador pode subir a cabeça do atleta, fazendo com que ele perca responsabilidade, humildade e até seu talento. Para ter sucesso, Rafinha deve seguir o ditado: "Chegar ao sucesso é fácil. Difícil é se manter nele".


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Felipão estreia com derrota para a Inglaterra

 Boa noite! Na tarde desta quarta-feira, o treinador Luís Felipe Scolari realizou sua primeira partida frente ao cargo de treinador do Brasil, realizada contra a Inglaterra para comemorar os 150 anos de existência do lendário Wembley.

 Ao contrário da maioria dos torcedores brasileiros, não considerei nenhum vexame a derrota de hoje. A seleção inglesa é bem entrosada, organizada e vem disputando diversas competições, ao contrário do Brasil. Os jogadores estão desentrosados e iniciando suas temporadas, com pouco rítimo de jogo e força física, que resultaram em erros de passe.

 O treinador brasileiro pecou ao colocar Ramires e Paulinho juntos como titulares. Os dois atuam na mesma posição, atuando como segundo volante, marcando e saindo para o jogo. Com isso, o Brasil não teve nenhum jogador atuando como um cabeça de área, deixando um time recheado de grandes finalizadores sem a menor marcação em volta da grande área.

  Pegou-se muito também no pé no meia Ronaldinho. Ao meu ver, além da falta de rítimo e entrosamento do meia com o grupo, o dentuço teve problemas quanto à posição na qual atuou. O jogador teve dificuldades para atuar na meia-esquerda, já que atuou durante toda a temporada como armador central no Atlético-MG. Além de não ter feito uma atuação das melhores, o meia ainda perdeu um pênalti.

 David Luiz e Adriano também tiveram péssimas atuações. Em compensação, Julio Cesar, Dante e Ramires fizeram uma partida sensacional. Lucas e Fred entraram na segunda etapa e fizeram a diferença. O meia deu o passe para o gol do atacante, que ainda colocou uma bola no travessão. Outro jogador que entrou muito bem foi o volante Arouca, que fez muito bem a sua função mesmo com a falha no segundo gol inglês.

 Dentre os jogadores que participaram do amistoso, devo admitir que perdi a minha paciência com um deles. Neymar já estourou o limite de minhas críticas. No Santos, o garoto dribla, encanta, faz golaços, inventa dribles. Mas no Brasil, lugar no qual ele deveria estar demonstrando todo o seu talento, Neymar NUNCA fez uma grande partida com a camisa verde e amarela. Atualmente, deveria ficar no banco de reservas. Cansei de escutar "calma, Daniel. Ele ainda tem que evoluir". Então que evolua de uma vez!

 Resumindo a patida, vejo que a era Felipão apenas começou. O Brasil perdeu no detalhe e, apesar de não ter jogado tão bem, tem seus motivos para ter cometidos erros bobos. Creio que com o tempo, a equipe melhore e Felipão encontre suas melhores estratégias!


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Brasil x Inglaterra - Recado ao Felipão

 Boa noite! Amanhã, começará a dramática e emocionante caminhada de Luís Felipe Scolari no comando do Brasil. O treinador fará sua reestreia à frente da seleção na partida contra a Inglaterra em um amistoso que marca o aniversário do lendário estádio Wembley, que completará 150 anos.

 Segundo informações da imprensa, a equipe titular entrará implacada no esquema 4-2-3-1, composto por Julio Cesar, Daniel Alves, David Luiz, Dante, Adriano, Ramires, Paulinho Ronaldinho, Oscar, Neymar e Luís Fabiano.

 Esta formação não me agrada muito para uma estreia. A equipe não está entrosada com o treinador e tem pouca noção de posicionamento tático. Por isso, seria mais confiável um 4-4-2 simples.

  No esquema que será utilizado no jogo, não há um primeiro volante, o famoso cabeça de área. Serão utilizados dois volantes modernos, que marcam e apoiam muito. Ronaldinho atuará numa posição diferente da qual está acostumada. O jogador do Atlético-MG atuará na meia-direita, deixando a marmação para Oscar. Ao meu ver, Ronaldinho e Oscar deveriam inverter suas funções que lhes foram concedidas na partida de amanhã, que será de muito estudo e expectativa.

 Agora, deixou um pouco a tática de lado para falar de coisas mais importantes. Para essa estreia da nova seleção brasileira, só gostaria de deixar claro qual é o desejo do torcedor brasileiro. É claro que devemos pensar antes no título que em tudo. Porém, não basta apenas vencer. O futebol brasileiro é assim. Antes de qualquer vitória, tem que ter espetáculo. em que ter futebol vistoso, bem jogado, bonito. No Brasil tem, além da vitória, tem que ter futebol arte, colocar o adversário na roda. Fazer o povo relembrar todos os grandes times que tivemos em suas partidas, vencendo e jogando bem.

 Aqui está dado o meu recado ao Felipão. Boa sorte na caminhada e RUMO AO HEXA!!!




Botafogo divulga vídeo forte de seu treinador. Parabéns, Oswaldo!

 Na última semana, o Botafogo divulgou na internet um vídeo que causou muita polêmica no futebol brasileiro. As gravações feitas foram autorizadas pelos membros da comissão técnica e jogadores alvinegros.O vídeo mostrava os jogadores do Botafogo conversando antes e depois das partidas contra Fluminense e Audax, onde os o treinador Oswaldo de Oliveira e os jogadores Seedorf, Andrezinho e Bolívar discursavam e incentivavam os companheiros antes e após as partidas.

 Em um dos trechos, o treinador Oswaldo  fazia afirmações bem fortes em relação ao desentendimento entre Seedorf e o volante Valencia que aconteceu no clássico entre Botafogo e Fluminense. - "Eu acho que nós temos que comprar barulho mesmo! Ir dentro dos putos! Não tem que refrescar porra nenhuma não! VAI, PEITA, METE A MÃO NA CARA COMO ELES ESTAVAM FAZENDO!" - afirmou o treinador com muita energia e ira em seus olhos.

 A declaração do treinador alvinegro gerou revolta na diretoria do Fluminense e em seus jogadores, que concederam entrevistas criticando a atitude do técnico. A imprensa também pareceu ficar muito espantada com as palavras do comandante. Emissoras como Globo, Sportv e Fox Sports divulgaram o vídeo pela semana.

 Quando assisti o vídeo, também fiquei impressionado. Mas de uma maneira diferente. Estranhei um homem aparentemente calmo como o Oswaldo esbravejar daquela maneira, e isso me agradou muito. Como botafoguense, só tenho a dizer que o técnico ganhou muito crédito comigo após este vídeo. Para mim, quem criticou as palavras ditas por Oswaldo nunca deve ter jogado futebol. Isso chama-se incentivo, emoção e vibração. Os jogadores do Fluminense fazem isso o tempo inteiro. Usam o cotovelo, marcam pesado, provocam e distribuem ponta-pés. E o Botafogo não pode ter o mesmo direito ?

 A imprensa gosta mesmo é de reclamar. Quando o Oswaldo mostra-se um cara culto, elegante, educado, com um linguajar apurado, a imprensa reclama da falta de emoção dele. Mas quando o treinador mostra-se motivador, dedicado e esforçado, a mídia também reclama da sua grosseria. Afinal, o que a imprensa entende sobre emoções no futebol se nenhum deles nunca colocou uma chuteira para jogar futebol ?

 É impresisonante como boas atitudes e motivações são mal interpretadas atualmente. A intenção do treinador não foi incentivar seus jogadores à violência, mas sim mostrá-los a ter atitude e comando dentro de campo. O Engenhão é do Botafogo. Portanto, quem jogar com o Glorioso lá dentro, tem o dever de respeitá-lo.

 Só tenho a lamentar sobre aqueles que criticaram e sentiram-se ofendidos com as palavras no vestiário alvinegro. Estes críticos nunca saberão diferenciar motivação e violência.


http://www.lancenet.com.br/botafogo/Seedorf-Oswaldo-inflamam-vestiario-Botafogo_0_858514258.html

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O Mineirão está de volta. Junto a ele, polêmica.

 Na tarde do último domingo, o Mineirão voltou para os braços do povo de Belo Horizonte. O estádio havia terminado suas obras para a Copa do Mundo no fim do ano passado e teve sua reinaguração ontem. E nada melhor que um dos maiores clássicos mundiais para dar o início à nova era. Atlético e Cruzeiro se enfrentaram diante de suas fanáticas torcidas e de toda a tecnologia do palco reformado.

 Mesmo com uma equipe tecnicamente superior, o Galo parecia não ter o mesmo rítimo do ano passado. Melhor para a Raposa, que com seu time reforçado, venceu por 2 a 1 e apresentou um futebol bem vistoso em relação ao que tinha no ano passado. Anselmo Ramon marcou o gol da volta do Mineirão.

Sobre a volta do grande palco de Minas Gerais, só tenho a dizer que beleza e eficiência é o que não falta. O estádio está lindo, aparentemente com muita segurança e conforto. Porém, sabemos que estamos no Brasil. E se há notícia boa, também há polêmica. Na partida de ontem, não havia toda a eletricidade e nem água no estádio.

 Os tocedores não podiam usar os banheiros e bebedouros, que estavam trancados pela falta de água, revoltando os alguns espectadores que chegaram a quebrar um dos bebedouros. A imprensa teve de usar energia de fora do estádio para transmitir o jogo. Outro problema aconteceu após à partida. O gramado do estádio teve sérios problemas com sua drenagem e pode ser completamente trocado. Além de todos esses problemas, houve falhas e desorganização em relação aos estacionamentos e nas bilheterias!

 Há algumas semanas, escrevi sobre como os estádios brasileiros e seus visitantes que ficassem prontos antes da Copa do Mundo sofreriam com torcida, grande número de partidas, gramados e falta de recursos aos torcedores. E o que aconteceu logo na primeira partida de uma dessas arenas ? O gramado estragou, não teve luz, nem eletricidade. Protestos foram feitos pelos torcedores presentes na partida de ontem, mas de nada adiantou. Os banheiros continuaram trancados e nenhuma ventilação foi ligada no Mineirão, por mais quente que estivesse lá dentro.

 Este é apenas o começo desses problemas. A CBF aceita as exigências da FIFA sem levantar um dedo, prejudicando assim aos torcedores, amantes do futebol e à imprensa. Afinal, para eles, agradar ao mundo e às autoridades internacionais é bem mais importante que confortar ao povo brasileiro.

 Depois de uma dessas, volto a afirmar: IMAGINA NA COPA ?


Europol desmantela facção criminosa no futebol


 Na manhã desta segunda-feira, a Europol informou que desmantelou uma rede internacional de corrupção no futebol, que envolveu investigações em 30 países e resultou na prisão de 50 pessoas. 


 De acordo com os diretores do serviço policial, 425 pessoas estão incluídas no caso, que envolve jogadores, árbitros e dirigentes. A organização criminosa conseguiu manipular quase 700 jogos envolvendo campeonatos de Ásia, Américas e, principalmente, Europa.


  Entre as partidas suspeitas, estão dois jogos da Liga dos Campeões (um disputado na Inglaterra), confrontos das eliminatórias da Copa do Mundo, das eliminatórias da Eurocopa e "muitos grandes jogos das ligas europeias". A Europol ainda não divulgou os nomes de envolvidos e nem as partidas que teriam sido manipuladas, uma vez que o processo judicial está em curso.


  Para mim, esse tipo de notícia não é nenhuma surpresa. Da maneira que encontra-se a política do futebol atual, a tendência é de que estes crimes aumentem com grande frequência. Com o crescimento do futebol, muito dinheiro passou a ser envolvido no esporte, facilitando ações maldosas e corrupções descaradas.

 Não é a primeira vez que vemos casos como esses. Em 2005, o campeonato brasileiro teve 10 partidas anuladas e repostas por manipulação de resultados envolvendo jogos arbitrados por Edílson Pereira de Carvalho. Em 2007, clubes como Juventus e Milan foram punidos severamente por manipulações de partidas do campeonato italiano feitas por seus dirigentes.


 Com essas coisas eu não me surpreendo mais. Apenas me entristeço, pela falta de caráter das pessoas e desrespeito ao futebol. Pessoas que, sem talento para jogar ou trabalhar com esse esporte, desfrutam de todo o dinheiro envolvido por ele. 


 Fico feliz com a prisão dos criminosos e o fim dessa facção. Porém, essa é apenas uma organização mafiosa. Há várias espalhadas pelo mundo todo, envolvendo apostas e dinheiros nas partidas dos torneios mundiais. A FIFA deveria se pronunciar e lidar a respeito disso. Hoje foram manipulados campeonatos europeus. Mas amanhã pode ser a Copa do Mundo.



 Enfim, a boa notícia de que uma facção criminosa foi desfeita de vez também traz a má notícia de que o futebol está cercado de mafiosos. 


Rob Wainwright diretor da europol (Foto: Agência AFP)

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Beckham chega ao PSG e doará seu salário para caridade

 Boa noite! Como sabemos, o astro David Beckham é o mais novo reforço do PSG e se jutará a craques como Lucas, Ibraimovic e Thiago Silva. Na tarde desta quinta-feira, o inglês foi anunciado no clube de Paris em conferência de imprensa. O clube firmou um acordo de cinco meses com o meia inglês, 37 anos, válido até 30 de junho de 2013. Ele utilizará a camiseta 32, mesmo número que envergou no Milan.

 Além de toda a repercução de sua chegada e a dúvida se está em boas condições de jogo, o meia mostrou ser um jogador de caráter diferenciado. Foi confirmado pelo PSG que todo o seu salário para a caridade de crianças em Paris. - "Estou orgulhoso de poder fazer isso, amo ajudar as crianças em dificuldades, é por isso também que fizemos esse projeto. Durante a minha carreira tive muita sorte de defender alguns dos maiores clubes do mundo e considerei muito boa a ideia de doar o meu salário." - disse Beckham.

Não foi divulgado quanto seria esse valor doado, mas o inglês apontou que se trata de "uma soma enorme". Não foi especificado quais projetos de caridade serão beneficiados. "Uma das razões pelas quais queria vir a Paris era que decidimos fazer algo único. Não receberei nenhum salário. É uma das coisas pelas quais estou orgulhoso. É algo empolgante e não tenho certeza se isso foi feito antes", afirmou, ressaltando que essa atitude foi definida "muito rapidamente" e foi colocada como uma opção "desde o início" das negociações com o clube.

 Vemos aqui então um grande exemplo de como às vezes a vaidade e o caráter se confundem. Muitos pensam que por ser modelo, fotogênico e estiloso, David Beckham não é uma pessoa humilde e de bom coração. Esta atitude comprova totalmenteo o contrário. O inglês sempre foi uma figura de caráter e desciplina. Nunca se viu um ato indisciplinar de Beckham em toda a sua carreira. É sensacional vermos uma atitude como essa num momento vicioso do capitalismo no qual encontra-se o mundo.

 Dou aqui meus sinceros parabéns ao jogador e torço muito por seu sucesso no clube francês. Que possa ajudar e oferecer experiência à Lucas e também servir muito para gols de Ibraimovic! Não sei se o meia está em conidções de rítimo ou preparado para voltar ao futebol de alto nível como o da Europa. Mas se depender de seu talento, força de vontade e sua mentalidade, isso não será nenhum problema.
Beckham, 37 anos, defendia o Los Angeles Galaxy Foto:  / AFP