sábado, 19 de janeiro de 2013

Estaduais - ANÁLISES

Olá, amigos. Nesta semana, começam as temporadas em diversos estados do país. Portanto, farei aqui uma lista de favoritos ao título carioca !

Campeonato Carioca - Fluminense
Campeonato Paulista - Corinthians
Campeonato Gaúcho - Grêmio
Campeonato Mineiro - Atlético-MG
Campeonato Paranaense - Coritiba
Campeonato Catarinense - Criciúma

Campeonato Baiano - Vitória
Campeonato Pernambucano - Náutico
Campeonato Paraense - Paysandu
Campeonato Goiano - Goiás

* No campeonato carioca também destaco um certo favoritismo do Botafogo, pelo fato do Fluminense ter planejado entrar com o time reserva no torneio. Também exalto os times pequenos e não me surpreendería se algum clube de menor porte vencesse o campeonato carioca.
* Santos e São Paulo também entram fortes na briga do paulistão.

Diego Tardelli volta a ser citado no Galo

 Boa noite. A novela Diego Tardelli volta a ganhar capítulos novos. O clube e o atacante devulgam que a necociação esfria. Porém, a mãe do jogador confirma o contrário.

 Na tarde de hoje, ela chegou a postar em seu Twitter a seguinte frase: "MUITO FELIZ ! Meu filho está de volta ao Atlético Mineiro ! OBRIGADO SENHOR!"

 Há algo bem estranho e irônico nessa história. Ou a diretoria e o jogador pretendem manter a negociação em segredo, ou a mãe de Diego entendeu algo errado. O atacante tem um "contrato de ferro" com o Anji Makakala, que força muito a barra para liberar o atleta. Várias propostas já foram feitas ao jogador, que nunca teve a oportunidade de sair.

 Mesmo com todas as evidências contrárias, torço para que a mensagem da mãe do atacante seja verdadeira. Diego é um belíssimo atacante, ágil, matador e se voltar ao Brasil, se encaixará perfeitamente no esquema tático atleticano e terá grandes chances de voltar à seleção brasileira, podendo pescar até uma vaga para a Copa das Confederações neste ano.
 O que será que ronda essa novela ? Nos basta esperar...

30 anos sem Garrincha

 Há trinta anos atrás, morria o maior ídolo do Botafogo e maior driblador da história do futebol. Manoel do Santos completaria 79 anos hoje se estivesse vivo. Nascia em 1933 um anjo, um santo, uma figura. Um homem que fez do 7 o número mais importante da história do Botafogo, que ensinou o mundo a jogar certo de perna torta. Que não via diferença de jogar uma pelada no quintal de casa e jogar uma final de Copa do Mundo. Que se deu o direito de chamar a Copa do Mundo de "torneiozinho". Que entrava em campo sem saber o adversário. Que driblou OITO furiosos mexicanos que o cercavam na ponta da grande área (figura abaixo). Que acabou com Arpajo. Que fazia os zagueiros terem pesadelos com ele à noite, chutar a mulher na cama nos sonhos e ter medo de marcá-lo, afinal, ninguém queria ser lembrado como "o cara que machucou Garrincha"... Cuidado por Nilton Santos, quase um pai de Garrincha. E enterrado com o manto alvinegro.
 O jogador que venceu duas copas do mundo distribuindo assistência para os atacantes, que ficavam com todo o crédito. O cara que trouxe a copa de 62. O MONSTRO que driblava a tudo e a todos SEM PIEDADE. Para Garrincha, não importava se era São Cristóvão, Bangu, Flamengo, Barcelona, Suécia, Alemanha, Argentina. Para Garrincha, eram todos iguais. Eram todos apenas "mais um João"... Enfim, se ficarmos aqui relembrando a vida de Garrincha, o mundo acaba antes. Porque nada maior que os dribles e as lendas desse verdadeiro mito do futebol MUNDIAL.
 Um anjo de pernas tortas que foi a alegria do povo brasileiro e botafoguense durante muito tempo, mas que nunca recebeu todo o crédito que merecia da CBF. Nunca lhe foi feita nenhuma homenagem, cerimônia, ou qualquer recordação a um dos maiores (se não o maior) herói da história do futebol brasileiro.
  Se nenhuma autoridade brasileira se pronuncia sobre esta figura magnífica, faço EU esta homenagem: um botafoguense que se arrepende de não ter nascido antes, só para vê-lo jogar. Obrigado, Garrincha... O MAIOR DE TODOS.


Felipe acerta com o Fluminense

 Na tarde desta sexta-feira, o Fluminense anunciou o acerto com o meia Felipe. O jogador estava no Vasco da Gama e se retirou do clube após problemas com a diretoria, atrasos salariais e confusões internas com o elenco. Felipe fará sua segunda passagem pelo tricolor carioca e tem apresentação marcada para amanhã.

 Como sabemos, Felipe é um jogador experiente, de técnica exuberante, ampla visão de jogo e consegue dar chutes venenosos. Porém, está em idade elevada, é um jogador caro, com salário alto e adora arrumar confusões dentro de um elenco.

 Quando atuava no Flamengo, o jogador arrumava confusões semanalmente. Na última passagem pelo Flu, foi suspenso por 6 meses após cotovelada violenta em um jogador adversário na Copa do Brasil de 2005. E no Vasco, arrumou muitas intrigas internas por não aceitar o banco de reservas na temporada passada.

 Como podem ver, Felipe pode tanto ajudar quanto atrapalhar a equipe tricolor. Por ser um jogador brilhante tecnicamente, mas pode atrapalhar o unido elenco do Flumiense com richas e confusões.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Brasil fora do mundial sub-20

 Boa noite. A seleção brasileira acaba de ser eliminada do sulamericano SUB-20 de futebol e, consequentemente, não tem mais chances de disputar a Copa do Mundo no próximo ano. O time entrava em campo nesta noite para buscar uma vitória ou um empate com gols contra o Peru.

 Com um gol no início do primeiro tempo (marcado por Reina) e outro no final da segunda etapa (marcado por Flores), a seleção peruana derrotou o Brasil e conseguiu classificar-se para a próxima fase e garantir vaga na próxima edição da Copa do Mundo sub-20.

 O Brasil entrou na partida com o mesmo esquema tático da terceira partida. Um 4-4-2 simples, composto por Luiz Gustavo, Iogr Julião, Luan, Dória, Mansur, Lucas Cândido, Misael, Rafael Alcântara, Felipe Anderson, Leandro e Bruno Mendes.

 O treinador Emerson Ávilla errou mais uma vez ao deixar Mattheus, Fred e Marcos Júnio no banco. Felipe Anderson e Rafael Alcântara deixaram o meio-campo brasileiro lento e com pouca movimentação, deixando Leandro sozinho para fazer as jogadas pelo fundo e sem conseguir dar bons passes para Bruno Mendes. Luan e Dória mais uma vez bateram cabeça e falharam muito nas tentativas de formar a "linha do impedimento", resultando no primeiro gol peruano. Luiz Gustavo também jogou muito mal, principalmente em relação ao posicionamento no gol.

 A seleção não conseguia efetuar nenhuma sequência de troca de passes. Não se movimentava bem, posicionava-se mal e se atrapalhava na defesa. Vimos nesses últimos dias não uma seleção brasileira, mas sim uma seleção de jogadores mais interessados na vaidade que no futebol. Olhando cada um para o seu ego... alguns jogadores convocados não tinham mérito para estar lá, mas tinha algo que alguns jogadores talentosos não tem: O PISTOLÃO

 E assim, vemos o atual campeão mundial terminar em último lugar das eliminatórias.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Grêmio confirma contratação de Vargas

 Boa tarde, amigos. Na tarde de ontem, o Grêmio anunciou oficialmente a concretização da negociação com o chileno Eduardo Vargas. Passando a perna em São Paulo e Arsenal, o clube gaúcho foi ligeiro e objetivo com as negociações e conseguiu trazer o meia.

 Há alguns dias, o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, desistiu da contratação do meia alegando muita exigência e poucas respostas do empresário e do jogador. O pai de Varagas também deu pistas. Disse que o chileno jogaria no Brasil nesta temporada, mas não revelou o clube. Com a desistência do tricolor paulista, ficou evidente sobre qual seria o destino do meia.

 Vargas é um meia que também consegue exercer a função de atacante, atuando pelas pontas. Jogador veloz, habilidoso, de drible rápido, objetividade e com bom recursos para finalização. É um jogador de alto nível que se encaixará muito bem nesta equipe do Grêmio, pelo fatoda equipe atual do clube não ter nenhum jogador de extrema velocidade.

 Nota-se no Grêmio um quarteto de meias que cadenciam muito o passe e valorizam a posse de bola, fazendo viradas de jogo envolventes, para que nas bolas aéreas possam buscar os atacantes. Mas com Vargas, a dependência no toque de bola vai diminuir um pouco. Por atuar nas pontas, Vargas pode poupar os laterais de subirem ao jogo para não deixar a defesa gremista sobrecarregada, além de fazer a equipe ter menos dependência nas bolas paradas.

 Foi uma bela contratação da diretoria do Grêmio, que vem investindo forte em seu elenco para conquistar a Libertadores deste ano. E nada melhor que um jogador de velocidade para completar este time que já era ótimo.


O início da era Montillo

 Cícero, Renê Júnior, Neto, Guilherme e, claro, Montillo. Quase 15 mil santistas foram ao Pacaembu, numa noite chuvosa, para ver os novos reforços em ação. Era a oportunidade também para matar a saudade de Neymar. E, mais do que isso, observar como o craque da camisa 11 se daria com o meia argentino. O "sparring" foi o Barueri, e se o futebol apresentado ainda não foi aquele de encher os olhos, pelo menos os torcedores santistas saíram com a sensação de que o time deste ano pode ser bem mais forte que o de 2012.

 O placar foi de 4 a 0 - sendo dois gols feitos pelo time titular no primeiro tempo (Neymar e Galhardo), dois pelos reservas na etapa final (Miralles e Bill). Uma das poucas coisas que não mudou em relação ao ano passado foi a violência sobre Neymar. Nitidamente irritado com a sequência de faltas, o craque reclamou dos adversários que "falam besteira" na saída do gramado.

 Ao meu ver, é apenas o começo. Foi apenas uma partida festiva para receber os novos jogadores que completarão o elenco para a próxima temporada. Difícil analisar algum destaque numa partida amistosa, chuvosa e de uma equipe desentrosada.

 Neymar conduziu o Santos a uma goleada sobre uma equipe da segunda divisão do campeonato Paulista, o Barueri. O Santos atuou com um time misto num simples 4-4-2. E, como sempre, Neymar sofreu com a violência adversária. Sem recursos e com dificuldades por causa da chuva para parar o menino, os zagueiros do clube do interio paulista abusavam das faltas sem piedade. Mas nada disso deteve o jovem, que fez uma brilhante estreia na temporada, começando com o pé direito ao lado dos novos reforços.

 Ao que tudo indica, veremos um Santos muito mais agressivo e potente que na última temporada. Nos basta apenas esperar para que este belo time atue !


Neymar Montillo gol Santos (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)

CRÔNICA - ADEUS, LOCO ABREU

"Num dia iluminado, no início de 2010 e ao final de uma crise, eis que surge uma cara nova. Não era um craque, nem um jogador caro, muito menos uma estrela. Tratava-se de um Louco. Em sua chegada ao Brasil, lotação no aeroporto. Faixas escritas "BEM VINDO AO HOSPÍCIO" fizeram El Loco ter a certeza de que tinha nascido para defender o preto e branco. Um cara tão contagiante que fez o número 13 voltar a ser símbolo no Botafogo. Tão maluco que suas manías eram contrárias. Gostava de entrar em campo pisando sempre com o pé esquerdo no gramado. E foi com o pé esquerdo que este aluçinado começou a tragetória no Botafogo. Em sua estreia, perdera por 6 a 0 para o rival Vasco da Gama. Uma goleada que destroçou de uma só vez todos os corações esperançosos da torcida, mas que também nos deu o título de forma indireta. Joel chegou, arrumou a casa e levou o Glorioso ao título da Taça Guanabara, aplicando uma revanche ao Vasco na final!

Mas no início do segundo turno, eis que vem mais uma notícia trágica ao clube: Morria numa segunda-feira o cronista e botafoguense ARMANDO NOGUEIRA, um dos maiores nomes da história do futebol e do clube. Por mais estranho que pareça, sua hora chegou no dia em que o Botafogo disputaria uma partida anteçipada do campeonato, afinal, jogo de futebol em segunda-feira ocorre muito raramente.
Porém, todo de preto, o fogão entrou em campo de Luto, e Loco marcou três gols para homenagear o grande gênio que nos deixava aquele dia.

Os acontecimentos estranhos incentivaram El Loco, que conquistou um título entalado em nossa garganta durante três anos pelo amargo apito dos árbitros, CAVANDO toda a tristeza passada e jogando-a no fundo das redes.

Hoje, Loco Abreu se despede do clube. Nós torcedores só temos a agradecer a este maluco que fez história no Botafogo. Um louco que acostumou o Brasil a escrever "Loco" sem u. Um jogador que é MUITO MAIS que qualquer craque: é um ÍDOLO, UMA REFERÊNCIA! Um indivíduo alfa que nasceu para jogar no Botafogo. Que fez de um pênalti um golaço. Que se encaixou perfeitamente com o perfil do torcedor e do clube. Que tornou o Botafogo o clube mais uruguaio do Brasil. Que fez loucura na Copa do Mundo diante do planeta inteiro. Que baixou a bola dos Meninos da Vila. Que tem personalidade forte. Que beijou o escudo do Botafogo vestindo a camisa de outro clube. Que encarava o Flamengo, a imprensa, ou quem quer que seja. Que se despede do clube deixando inesquecíveis 62 gols e uma linda tragetória, tendo seu nome gravado na lendária galeria de ídolos do Botafogo de Futebol e Regatas. Só tenho a agradecer por tudo que fez, pelas alegrias que nos deu, pelas tristezas que machucaram e pela saudade eterna que sentirei em gritar "UH, EL LOCO" novamente. ENFIM, uma ligação infinita que terás daqui para frente com o meu clube.

Obrigado por nos ensinar a lição valiosa, de que nenhum clube precisa de craques para ter uma grande referência. "


DANIEL OLIVEIRA BRAUNE


Brasil vence a Venezuela sem convencer

 Boa noite! O Brasil acaba de selar a vitória sobre a Venezuela no sulamericano SU-20. A seleção venceu com um placar magro, por 1 a 0, numa cobrança de pênalti convertida por Felipe Anderson na primeira etapa.

 A equipe brasileira demonstrou uma estabilidade defensiva, tática e de posicionamento superiores às demonstradas nas partidas anteriores. Dória e Luan se entenderam bem na defesa e os laterais conseguiram marcar com eficiência. Toda essa organização tática se deve à mudança no esquema tático do time, que atuou num 4-4-2 simples, simplicitando o esquema de uma defesa desentrosada.

 Porém, no ataque, o Brasil foi pouco produtivo. Como nos dois últimos confrontos, ocorreram muitos erros de passe, finalizações deploráveis, pouca criatividade e triangulações. Felipe Anderson, Rafael Alcântara, Ademílson e Bruno Mendes formaram o quarteto ofensivo da partida.

 Dentre os titulares, o jogador que mais se destacou foi o camisa 13, Bruno Mendes. O atacate trabalhou como um centroavante, sem fazer o o papel de pivô, conseguindo mesmo assim dar bons chutes e cabeçadas que, por falta de sorte, não entraram. Mesmo assim, a seleção conseguiu a vitória, que veio apenas a partir de uma cobrança de pênalti.

 O treinador Emerson Ávilla mais uma vez cometeu alguns erros. Além de colocar dois centroavantes (Ademílson e Bruno Mendes), não colocou nenhum jogador de velocidade para atuar pelas pontas, deixando o jogo brasileiro retrucado, lento e pouco criativo. Também tive de discordar do jovem Mattheus ter sido barrado por Rafael Alcântara. O meia vinha apresentando um bom volume de jogo, chamando a responsabilidade para si e sendo o melhor jogador da seleção nos primeiros dois jogos. Por que barrá-lo ? Com Mattheus, a equipe teria mais mobilidade e criatividade no campo ofensivo que com Rafael!

 No entanto, a equipe brasileira conseguiu conquistar sua primeira vitória e consequentemente os três pontos, que a colocam na zona de classificação para a segunda fase... mas sem nenhum brilho, muito menos organização.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Botafogo exige Valdívia para liberar Márcio Azevedo ao Palmeiras

 Olá, pessoal! Notícia fresquinha vindo do Arena Sportv. Como já se sabe, o Palmeiras está interessado no jogador Márcio Azevedo, lateral-esquerdo titular do Botafogo durante metade da temporada de 2011 e em todo o ano de 2012.

Márcio Azevedo é um lateral de muita velocidade, que faz bons cruzamentos, tem boa visão de jogo, um ótimo chute de perna esquerda. Porém tem sérios problemas de posicionamento e marcação.

 O jogador não teve uma fez uma boa temporada pelo alvinegro em 2011 devido à falta de rítimo de jogo após uuma grave fratura no pé direito no Atlético-PR, sendo barrado no meio do ano. Mas com a saída de Cortês para o São Paulo, o lateral assumiu a posição, começou a jogar bem e caiu nas graças da torcida, despertando o interesse do Palmeiras.

 Com a vinda de Julio Cesar para o Glorioso, Márcio Azevedo não seria o titular. O jogador já até deu declarações de que "simpatiza com o Palmeiras" e "não se importaria em disputar a série B".

 Ao que tudo indica, o jogador e o clube paulista estão torcendo para que a negociação se concretize, mas o Botafogo pede alto. Segundo fontes confiáveis, o Botafogo só aceitaria ceder o lateral ao clube paulista com o pagamento da multa recisória explícita no contrato, que seria esquecida pelo Botafogo caso o Palmeiras cedesse o chileno Valdívia.

 Ao meu ver, se a negociação realmente acontecer, quem sai perdendo é o clube carioca. Além de perder um bom reserva na lateral (uma posição carente na equipe), o clube gastaria dinheiro com um meia em má fase, fora de forma e com um imenso histórico de lesões. Valdívia não joga bem desde a sua primeira passagem pelo Palmeiras, e está longe de voltar à boa forma que tinha em 2009. Além se machucar muito, o chileno teria pouco espaço no time, já que teria de disputar vaga com Seedorf, Andrezinho, Lodeiro, Gabriel, Cidinho e Fellype Gabriel.

 Como podem ver, não há necessidade alguma de mais um meiocampista no Botafogo, muito menos um jogador caro e cheio de problemas médicos.


Arena Sportv faz enquete: Qual o maior problema do futebol brasileiro ?

 Olá, amigos. Exatamente às 14 h, de segunda à sexta, ocorre o programa Arena Sportv, onde jornalistas esportivos debatem sobre os principais e mais polêmicos assuntos que envolvem o futebol brasileiro.

 Em todas as edições, o programa faz uma enquete para iniciar. E agorinha mesmo, foi lançada a pergunta "Qual o pior problema no futebol brasileiro?", onde os internautas podem votar durante todo o programa. Foram apresentadas cinco opções:
1 - Fragilidade econômica dos clubes
2- Desigualdade finançeira dos clubes
3- Falta de profissionalismo de dirigentes
4- Baixa qualidade dos jogadores
5- Falta de estrutura nos estádios

 Com certa folga, a opção 3 venceu a enquete, opção no qual também votei, apesar de também concodar muito com a opção 2. Acho também que a Sportv substitui "falta de profissionalismo" por "falta de vergonha na cara". Diretores esportivos além de não serem profissionais, na maioria são anti éticos, malandros e afim de tirar proveito de qualquer situação. Contratam jogadores incompetentes às vezes não por falta de profissionalismo, mas para tentar buscar ganhar algum lucro com certas negociações.

 Isso explica a venda de grandes jogadores para a Europa em troca de jogadores limitados para o Brasil, resultando na decadência técnica e tática.

 No mundo das autoridades esportivas, há também a sujeira nas categorias de base. Grandes jovens talentosos perdem vagas em diversos clubes por causa do famoso "pistolão", expressão usada para denominar um certo jogador que cresce no mundo do futebol por ser parente, amigo ou ligado a algum chefão do futebol, diexando de lado futebolistas que poderiam virar grandes esportistas um dia.

 Isso não só mancha o futebol brasileiro como atrapalha o seu desenvolvimento. Vemos cada vez mais nos clubes brasileiros, filhos, netos, sobrinhos e até afilhados de antigos jogadores de futebol ou de diretores e presidentes dos times de futebol.

 Vemos então que esta malandragem política no futebol só decresce o Brasil, e enriquece a Europa.


Botafogo forma seu elenco para 2013

Olá, amigos. Nesta segunda, o Botafogo anunciou seu último reforço para a temporada, Edílson, que estava no Grêmio. Lateral-direito de marcação, com poucos recursos ofensivos, mas com uma marcação decente.

 Além dele, André Bahia, Rodrigo Defendi, Julio Cesar, Bolívar e Henrique também foram confirmados em General Severiano. Como podem ver, a maioria dos jogadores contratados tem são defensores. O único atacante dentre os novos jogadores é Henrique, que veio do Sport. A diretoria do  Botafogo acertou ao contratar mais jogadores em posições carentes, como as laterais e a zaga, porém não são jogadores de porte técnico muito alto.

 Infelizmente, nenhum jogador de grande nível nacional deu as caras no fogão. Tentaram buscar o Grafite, Dagoberto, entre outros. Todas essas negociações foram por água a baixo graças às pedidas salariais. Segundo fontes, Dagoberto teria pedido mais que o Seedorf ganha e Grafite exigido quase o que ganha o holandês.

 Por um lado, o insucesso nas negociações é ruim, mas economiza bastante dinheiro do clube, que é pouco atualmente. O teto salarial do Botafogo é de R$ 200 mil (Excluindo Seedorf, que ganha R$ 600 mil). Para se ter uma noção, os salários de Fred, Deco e Thiago Neves (três estrelas do Fluminense), bancam praticamente a folha de pagamento inteira do alvinegro carioca (mais uma vez excluindo o Seedorf).

 A diretoria do Botafogo tem um projeto que visa priorisar as finanças e usá-las com muita cautela, sem grandes gastos, visando o futuro recente do clube. Atualmente, o Botafogo contrata apenas jogadores de porte médio, por preços justos e salários regulares, para quem sabe, estar formando um baita time de craques daqui 7 ou 10 anos.

 Enfim, nos resta aguardar para vermos o que virá neste novo ano para a torcida do Glorioso carioca.





 

Santos acerta com lateral Nei

Olá, pessoal. No fim dessa segunda-feira, foi divulgada oficialmente pela diretoria do Santos a contratação do lateral-direito Nei, que atuou por durante as dusa últimas temporadas pelo Internacional de Porto Alegre, onde conquistou a Libertadores da América em 2010.

 Os valores da negociação ainda não foram revelados, mas a sua ida para a Vila Belmiro nesta temporada já é dada como certa. Segundo informações, o jogador fará exames médicos para assinar por dois anos.

 Considero uma bela contratação. Nei é um lateral forte na marcação, bom marcador e de muita raça, podendo fazer uma boa cobertura para Durval e Edu Dracena, que já são zagueiros com idade elevada.

 O jogador tem como qualidades ofensivas o fote chute na perna direita, os bons cruzamentos de bola parada e, principamente, a extremamente forte cobrança de lateral. O jogador consegue colocar com facilidade a bola na área em um arremeço manual, como se fosse um cruzamento.

 Enfim, Nei é uma belíssima contratação e apenas será um coadjuvante deste timaço que vem sendo formado através das contratações feitas pela eficiente diretoria do clube. O Peixe com certeza entrará na briga por títulos neste ano.

São Paulo desiste oficiallmente de Vargas

 Olá, amigos. Nesta tarde, foi anunciada desistência do São Paulo pelo meia chileno Vargas, que estava atuando no Napoli. Vargas foi destaque da Universidad de Chile em 2011, se apagou na Napoli e recebeu várias propostas para deixar o clube italiano, uma delas, do tricolor paulista. Mas agora sabemos que o jogador não irá para o Morumbi.

 Após uma entrevista dada pelo sempre bem humorado presidente do São Paulo, foi feito o anúncio oficial. "- O jogador e o empresário são muito exigentes. o "leilão" do Vargas estava impagável, cada vez aumentando mais e nenhuma resposta era dada. Então, desistimos." - Afirmou Juvenal Juvencio, como sempre, com um sorriso carismático no rosto.

 Para o clube, Vargas seria muito eficiente. Além de ser um grande jogador, o chileno tem as mesmas caracterísiticas de jogo do garoto Lucas, que foi vendido recentemente ao PSG. Vargas consegue atuar bem na meia direita, armando grandes jogadas de velocidade. Com a vinda do jogador, o time não teria necessidade de mudar seu esquema tático, que está muito bem encaixado desde as grandes partidas da Copa Sulamericana. Mas como ele não virá, Ney Franco terá de se revirar para entrosar a equipe numa nova organização tática, a não ser que outro jogador da característica de Vargas seja contratado.

 Segundo o pai do jogador, está confirmado de que Vargas irá atuar no futebol brasileiro, mas ainda não se sabía o destino certo. Além do São Paulo, Flamengo, Grêmio e outros clubes fizeram propostas pelo jogador, que vem se mostrando exigente e pouco satisfeito com as ofertas feitas a ele. Uma pena que seja tão rigoroso assim.

  Enfim, nos basta aguardar a notícia de onde essa figura vai parar.


domingo, 13 de janeiro de 2013

Seleção sub-20 é derrotada e começa a viver drama

 Olá, pessoal. Nesta noite, a seleção brasileira sub-20 disputou sua segunda partida no sulamericano de futebol. No primeiro jogo, o Brasil empatou com o Equador em 1 a 1. Desta vez, a equipe enfrentou o Uruguai, uma equipe mais técnica e organizada. A equipe entrou com o mesmo esquema tático e a mesma escalação da última partida: Um 4-3-3 que sobrecarregava toda a marcação do meio-campo em cima de Misael e com pouco poder de foto no ataque, com os jogadores ofensivos brasileiros errando passes e sem criatividade para armar jogadas. A entrada de Fred na equipe pouco surtiu efeito. Estava na cara que algo ia dar errado.

 O Brasil sofreu o primeiro gol no primeiro tempo em uma lambança de Luan e Dória. Os dois se enrolaram completamente com a bola, que sobrou no pé de Laxalt, que soltou a canhota no canto no alto do gol.

 Na segunda etapa, Mansur manchou sua bela atuação na partida até o momento cometendo um pênalti bobo em Cesar. Rolán cobrou com precisão e ampliou o placar para a celeste.

 Com o passar do tempo, o Brasil percebeu que a troca de passes se tornava algo difícil para se aproximar do gol uruguaio e passou a abusar das bolas aéreas. Em cruzamento de Fred, o goleiro Cubero saiu mal, a bola raspou em suas mãos e morreu no gol.

 Dois minutos depois, o Brasil chegou ao empate mais uma vez na jogada aérea. Após novo cruzamento, Mattheus desviou e Marcos Júnio escorou para marcar o segundo gol brasileiro.

 Após os gols, a equipe recuou, e, sem homens de marcação no meio de campo, os armadores uruguaios tiveram ampla liberdade para criar jogadas, que aos 45 minutos, resultou em um gol de López após lançamento de Laxalt, com falha de posicionamento do zagueiro Dóira. Fim de jogo e vitória uruguaia.

 Como podem ver, o treinador brasileiro pecou nas duas partidas ao colocar um esquema muito ousado para uma equipe pouco ousada. Um 4-3-3 deve ser usado apenas com equipes entrosadas, criativas e agressivas tecnicamente. A seleção não conseguía formar uma só jogada com a bola no chão e os dois gols saíram de jogadas aéreas, que deveriam ser usadas mais vezes por esse time. Equipes desentrosadas tem mais que obrigação de explorar as jogadas pelo alto enquanto não há o entendimento no toque de bola! E para ajudar ainda mais nesse entrosamento um esquema tático mais simples, como um 4-4-2 por exemplo. Jogadores como Adryan e Fred estão em posições erradas, o que dificulta mais ainda a capacidade técnica da equipe. Um 4-4-2 simples ajudaria muito e a seleção poderia criar mais na partida.

 Dou destaque para Mattheus e Mansur, que foram os melhores do Brasil em campo. Desgostei da atuação da dupla de zaga Dória e Luan, que mais uma vez fizeram trapalhadas e o treinador Emerson Ávilla, que esquematizou e mexeu mal na equipe.

 Com um empate e uma derrota, a situação vai se complicando para o Brasil, que está em 4º lugar no grupo B.



Vagner Love deixa o Flamengo

 Olá, amigos. No fim dessa tarde, foi divulada oficialmente a saída do artilheiro do amor da Gávea. O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e Vagner Love fizeram na noite deste sábado, na Gávea, um pronunciamento sobre a saída do atacante, que está voltando ao CSKA Moscou.

 Ambos não quiseram responder perguntas e mostraram tristeza por conta do anúncio. Apesar disso, ressaltaram que a decisão foi boa para o clube e para o jogador. - "Recebemos uma proposta muito boa da equipe russa e optamos que seria melhor tanto para o clube, quanto para o jogador." - Disse o presidente.

 Ao que me parece, Vágner Love retornou à Rússia contra sua vontade. O Flamengo vive uma situação financeira desconfortável, com imensas dívidas e meses de atrasos salarias de atletas do clube. Nessas horas, qualquer grana é válida. O rubronegro tinha uma dívida no valor de R$ 16 milhões, e o clube russo propôs a volta de Vagner Love em troca da quitação de dívida, facilitando muito as coisas para o clube.

 A negociação foi boa para o clube, mas não para o atacante, que aparentava muito querer ficar no Rio de Janeiro. Love tem identificação com a torcida, gosta do Flamengo e do ambiente do clube e parecia desanimado na coletiva ao lado do presidente.

 O jogador sai triste do Flamengo, mas tem de enetender que a negociação ajudará muito ao Flamengo a quitar suas dívidas, pagar os salários atrasados e montar uma boa equipe para a próxima temporada.