sexta-feira, 26 de abril de 2013

PARABÉNS, TÚLIO!

 Nesta sexta-feira, um dos prncipais ídolos do Botafogo nos últimos tempos está comemorando mais uma data de aniversário. Não, não é o Túlio Maravilha campeão brasileiro pelo alvinegro em 1995. É o volante Túlio, que completa 37 anos. O volante atuou pelo Bota em sua primeira passagem de 2003 à 2005. Na segunda, jogou as temporadas de 2007 e 2008. Ganhou o coração da torcida por ser um jogador raçudo, com garra, que não deixava barato para nenhum atacante adversário, que suava sangue e principalmente por ser um botafoguense assumido. Ao longo de toda a sua carreira, indeoendente de estar ou não atuando no Botafogo, sempre fez questão de exaltar e assumir todo o seu amor pelo clube carioca.

 Deixo aqui minha parabenização a um dos grandes nomes do Botafogo no século XXI:



Parabéns, guerreiro! Só queria te parabenizar por mais um ano honrando a camisa do glorioso... sendo como jogador ou não! Atuou por 5 temporadas no fogão e, sem sombra de dúvidas, foi o jogador mais apaixonado e dedicado que já vi vestir o manto alvinegro. Não é como certos jogadores que se declaram botafoguenses aqui dentro e quando saem só sabem falar mal... Você é eternamente alvinegro, seu sangue é preto e branco, JOGUE ONDE JOGAR!! Só tenho a dizer que foi uma HONRA para mim entrar pegar seu autógrafo nos treinos do Caio Martins, me deparar com a sua simpatia em General Severiano e na CBF, entrar em campo contigo no imenso Maracanã... porque com GUERREIRO, A GENTE TEM QUE SER GRATO A VIDA TODA. OBRIGADO POR TUDO, TÚLIO!!!



Maracanã - A mudança das redes

 Na tarde da última terça-feira, foram divulgadas imagens das as redes nas balisas do moderníssimo Maracanã, palco da final da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo de 2014. Porém, em vez do tradicional desenho caindo na diagonal para o gramado (o famoso véu de noiva), o formato agora é retangular, tendo dois mastros atrás de cada gol esticando as redes com uma corda cada.

 Os novos barbantes do grande palco do futebol brasileiro e mundial tem causado uma imensa revolta em toda a população fluminense. Através de sites, redes sociais, blogs e entrevistas nas rádios e televisões, os cariocas vem reclamando e mostrando toda a sua angústia quanto a essa mudança. A repercução foi tanta que a FIFA teve de se pronunciar sobre a mudança. Segundo a entidade, o objetivo seria "manter o padrão e a consistência dentro de campo".

 Durante todos os seus 60 anos de existência, o Maraca teve sempre a rede como uma de suas principais atrações. O estufar e o balançar dos barbantes a cada gol simbolizavam o charme e o estilo do futebol carioca e brasileiro. Gols históricos de craques como Garrincha, Zico, Dinamite, Didi deixaram toda a tradição destes chutes ali, naquela saudosa rede. Até o milésimo de Pelé foi consagrado nela. Mas mesmo assim, a FIFA afirma que o padrão de uma simples rede é algo essencial para os novos estádios construídos para a Copa do Mundo. Mas será mesmo que esse padrão é tão necessário assim ? Não vejo o menor problema das redes ao estilo véu de noiva serem utilizadas até mesmo nos próprios eventos da FIFA. Afinal são bonitas e representam bem a cara do futebol brasileiro.

 O tradicional barbante do Maraca também possui uma característica que poderia ajudar muito quanto a uma polêmica que vem fazendo as federações internacionais gastarem milhões de dólares, o famoso "chip" na bola para informar ao árbitro se a bola passou totalmente da linha do gol ou não.
 Por ser uma rede amplamente inclinada e bem próxima da linha do gol, não haveria o risco de a bola entrar e sair do gol sem ao menos encostar nas redes, assim como aconteceu na partida entre Alemanha e Inglaterra, quando Lampard chutou, a bola bateu no travessão, quicou dentro do gol e saiu rapidamente, sem que o árbitro percebesse.

Um gol que pode mostrar com clareza a qualidade das redes do antigo Maracanã é o gol marcado por Loco Abreu na final do campeonato carioca de 2010 em uma cobrança de pênalti, contra o Flamengo. O atacante chutou ao gol de cavadinha, a bola tocou ao travessão, quicou dentro do gol e, antes que pudesse sair com qualquer efeito causado pelo chute, tocou na rede antes de qualquer ação do goleiro Bruno, aniquilando qualquer polêmica e confirmando o título ao Botafogo.

 Portanto, seria ótimo que a FIFA entendesse que nem todo o tipo de exigência é necessária. Que entenda a importância desta rede para o nosso povo. Uma rede foi balançada por Pelé, Zico, Garrincha, Didi, Nilton Santos, Ademir da Guia. Que o Brasil tem seu estilo e cultura própria. Que aqui não é a Europa eque, principalmente, nenhuma exigência é tão importante quanto a tradição do maior futebol da história: O futebol brasileiro.