quarta-feira, 29 de maio de 2013

Adeus, Neymar!

 No último fim de semana, uma das grandes apostas do futebol brasileiro deixou o nosso futebol. Neymar rescindiu seu contrato com o Santos e assinou com o poderosíssimo Barcelona. O clube catalão concedeu ao alvinegro praiano uma bolada de R$ 74 milhões.

 Já estava mais que na hora do menino voar com as próprias asas. Neymar marcou história com a camisa do Santos. Deu ao peixe uma Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa e três títulos paulistas. Marcou 138 gols em apenas cinco anos no clube.

 Mas a partir do fim de 2012, o craque começou a cair de produção. Neymar não deixava mais público boquiaberto com a mesma frequência. Os dribles, as jogadas, os golaços, já não apareciam tanto assim. Com o passar do tempo, para muitos, era evidente que Neymar fosse evoluir a cada jogo. Mas desde esse período, o jogador começou a apresentar o inverso do esperado.

 Jogando numa equipe que literalmente DEPENDIA dele, o jogador começou a ter de correr por onze. Sem jogadores de qualidade ao seu lado, Neymar foi regredindo seu nível, passando a se dedicar mais ao marketing que ao esporte. E com o tempo, as más atuações no clube paulista acabaram causando partidas terríveis com a camisa do Brasil.

 Caso o Santos tivesse se planejado, contratando reforços e montando um bom time com o dinheiro do marketing do atleta, Neymar poderia estar evoluindo aqui mesmo no Brasil. Porém, a diretoria do alvinegro praiano não tomou nenhuma atitude, continuou com a "Neymar dependência" e fez com que o jovem talento decaísse de vez.

 Mas agora, com a ida do ídolo santista e brasileiro para um clube de ponta, tenho certeza que Neymar reencontrará a boa fase, se tornará um jogador mais completo, mais aplicado taticamente e fará muitos gols ao lado de Messi, Iniesta e Xavi. Boa sorte, moleque!


Parabéns, Bayern! O início de uma era

  No último Domingo, o Bayern de Munique mostrou sua grandeza e teve a Europa aos seus pés.

  Organização, empenho, dedicação, talento, raça e dignidade. São estes apenas alguns das inúmeras características que podem ser dadas à melhor equipe da temporada. Uma equipe liderada pelos principais craques do futebol moderno, que deram ao planeta inteiro uma verdadeira aula de futebol ofensivo.

  O clube alemão veio impressionar de verdade nas semifinais. Nesta fase da competição, para a maioria da mídia mundial, o Barcelona, era apontado como um integrante praticamente garantido na decisão, sem considerar um verdadeiro GIGANTE do outro lado do confronto.

 Mas o Bayern mostrou dentro das quatro linhas sua indiscutível superioridade sobre o clube catalão. Na primeira partida, um verdadeiro baile. Marcação compactada, tática organizada, toque de bola refinado, gols sem economia. Um 4x0 impecável de uma equipe que jogou por música, na condução dos maestros Schweinsteiger, Muller, Ribery, Robben e todos os outros artistas.

 Na volta ? A mesma história. Outra goleada, 3x0 e mais um show de futebol bonito. Somente uma dinâmica durante 180 minutos, que colocou o Bayern de Munique na final da liga, para que semanas depois, pintasse a Europa de vermelho e branco ao derrotar o rival Borussia Dortmund, que também merece muito respeito devido à sua épica campanha, jogando o mesmo futebol vistoso e eficiente apresentado pelo Bayern.

 Por fim, os "Deuses do futebol" fizeram justiça e atenderam às minhas preces. O futebol de verdade é para ser jogado visando o gol a todo o momento. Sem táticas retranqueiras, de anti-jogo, de toque improdutivo. O Bayern de Munique mostrou ao mundo o que sempre cansei de afirmar: É POSSÍVEL SER CAMPEÃO JOGANDO BONITO! Parabéns, Bayern, Borussia! FUTEBOL ALEMÃO!


Postagem 100!