sábado, 2 de fevereiro de 2013

500 dias para a Copa do Mundo

 Na última segunda-feira, chegamos a mais uma data importante em nossa caminhada. Faltam apenas 500 dias para o início da Copa do Mundo de futebol no mês de junho de 2014. A competição durará um mês e voltará os olhos do mundo inteiro ao nosso país.

  Infelizmente, ainda não temos estrutura para isso. Há poucos instantes do segundo torneio esportivo mais importante do mundo, o Brasil encontra-se com imensos canteiros de obras para fazer, tanto em estádios como em aeroportos, infraestrutura, saneamento e transportes. Desde que fomos escolhidos, pouca coisa mudou.

 Além de não termos profissionais preparados para desenvolver nenhum tipo de avanços nas cidades-cede, os políticos atrasam muito todo o processo. Além das autoridades brasileiras que dão sumiço em muito dinheiro e não sabem justificar o orçamento das obras, a FIFA também atrapalha. Sem ajudar em absolutamente nada, só sabem fazer exigências e sugar o dinheiro do país, sem colocar um tostão para colaborar. Estranho, não ?

 Com uma parceria dessas, será difícil fazer uma boa Copa do Mundo, quem dirá a melhor de todas, como muitos julgam que será! Um evento no qual os organizadores são FIFA, CBF e governo do Brasil ? Só pode ser piada. Além do pensamento obsessivo por dinheiro, as autoridades pensam pouco na popoulação e nos funcionários das obras, cobrando altos impostos e oferecendo poucas condições de trabalho!

 Sinto imenso ódio e pavor de um malandro como Joseph Blatter tomando conta das obras e do orçamento da NOSSA Copa do Mundo. Um evento que teve sucesso em 1950 sem estas exigências que naverdade só são feitas por um motivo: ganhar dinheiro. Ganhar dinheiro nas costas do povo, dos operários, dos trabalhadores. Infelizmente, o Brasil ainda não tem preparo para cediar esta festa. Sem falar em Jerome Vakclie. Um sujeito que simplesmente não é NADA e se acha um mito futebolístico. Se entromete em tudo no nosso país, além de reclamar como de cada detalhe. Realmente, sinto nojo da FIFA e seu representantes!

 É claro que sinto enorme felicidade do meu país ser o anfitrião da Copa e que com certeza será um bela festa, mas tenho que admitir que não estamos preparados. A malandragem política impede nossos avanços, e nossa falta de avanços impede a segurança e a organização do país. E assim vamos vendo o tempo passar rápido e tudo andar mais devagar.



quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Globo Esporte desvaloriza o futebol brasileiro

 De segunda à sábado, é transmitido o programa pela Globo em sua programação o Globo Esporte, um programa que informa ao público as principais notícias esportivas do mundo.

 Porém, há vezes que me sinto profundamente irritado com certas atitudes e matérias incompetentes feitas por certos profissionais do canal. Uma delas aconteceu na edição de hoje. O programa ironizava o modesto Estádio Moça Bonita, que pertence ao Bangu Atlético Clube. O autor da matéria ironizava e dava um como de absurdo o fato de um jogador como Seedorf (craque internacional) começar a partida do Botafogo no banco de reservas em um estádio de "baixo nível", por ser um atleta que já tenha atuado nos maiores palcos do mundo, como San Siro, Camp Nou, Santiago Bernabeu, entre outros.

 Será mesmo que o estádio do Bangu merece ser tão rebaixado assim ? O estádio que possui a maior medida entre as quatro linhas, que já recebeu partidas históricas e craques consagrados em seu gramado. Será que Moça Bonita merece mesmo ser tão desvalorizada ? Um estádio no qual jogaram Garrincha, Nilton Santos, Paulo Borges, Zizinho, Domingos da Guia, Ademir, Aladim, Ubirajara, Cabrita, Roberto Dinamite e muitos outros. Será que este repórter sabe quem foram esses craques ? Fica aqui a minha dúvida de quem é realmente limitado: o estádio ou o autor da reportagem.

 Além do mais, tenho certeza que Seedorf não liga para nada disso. Um jogador humilde, dedicado, esforçado, inteligente. Um verdadeiro EXEMPLO no esporte, que já enfrentou muito mais dificuldades que este repórter imagina.

 Seedorf nasceu no Suriname. Um país repleto de problemas de desenvolvimento, com uma população pobre e guerreira. O que é jogar em um gramado com buraquinhos comparado a ser criado em um país como o Suriname ?

 Fico decepcionado com a forma que o brasileiro trata seu futebol e engrandece ao dos outros. E pensar que, dias depois, continuarão fazendo a mesma coisa.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Torcida gremista desvaloriza seu novo palco

 Como sabemos, o Grêmio inaugurou no último mês a sua nova casa. O clube apresentou com festa de gala a mais nova Grêmio Arena, o estádio multiuso mais moderno do país, com capacidade para mais de 60 mil torcedores. A Arena encantou a todo o país com sua beleza e tecnologia.

 Apesar disso tudo, parte da torcida gremista parece não ter agradecido tão bem a vinda do estádio. Na inauguração da nova casa, torcidas organizadas formaram uma pequena confusão na nova geral. E agora, para começar 2013, a torcida realizou outro "show".

 Na partida entre Grêmio e Canoas valida pelo campeonato Gaúcho, duas facções organizadas do tricolor envolveram-se em uma briga generalizada, revoltando a federação gaúcha de futebol e colocando em pauta a possibilidade da suspensão da nova casa.

 Defino toda essa situação em uma palavra: INFANTILIDADE. Duas torcidas que apoiam a mesma crença, o mesmo símbolo, o mesmo clube, brigando uma contr a outra. Além de desrespeitar sua nova casa, perderão oportunidades de conhecer melhor o belíssimo estádio do Grêmio! É realmente lamentável situações como estas ainda acontecerem no nosso país, que vem crescendo em termos de tecnologia e modernidade de estádios!

 Assim, concretizo cada vez mais meu argumento contrário às torcidas organiadas. Estas torcidas pensam mais nelas próprias que no clube. Querem sempre envolver-se em brigas, confusões e intrigas, agindo totalmente contra as normas e prejudicando seus clubes na justiça desportiva. Para que ir aos jogos arrumar problemas ao clube ao invés de incentivá-lo a vencer ?

 E mais uma vez, graças ao vandalismo e à infantilidade das torcidas organizadas, os verdadeiros amantes do futebol perderão mais chances de conhecer o estádio mais moderno do Brasil.


Mali motiva seu povo contra problemas jogando futebol

 Como sabemos, a República do Mali vive um momento tenso em sua história. Há alguns meses, representantes da facções criminosas do Oriente Médio vem se aglomerando no país, aterrorizando à população maliana e ao mundo inteiro.

 Mas pelo bem de todos, há ainda um motivo para fazer este povo sofrido e guerreiro voltar a ser ter motivos para sorrir. Afinal, o que é o dinheiro ? O que é política ? O que é a violência ? Perto da felicidade, da vibração, da euforia... não são nada. E isso tudo o futebol proporciona a qualquer povo brigador como o de Mali.

 Na última rodada da fase de grupos da Copa Africana de Nações, a equipe de Mali arrancou um empate heróico com uma das favoritas do torneio. O resultado de 1 a 1 não só eliminou a República Democrática do Congo (time do goleiro Kidiaba) como classificou a seleção do Noroeste do continente africano.

 É o futebol mostrando cada vez mais que não é apenas um esporte, nem é só uma profissão, muito menos um jogo qualquer. O futebol é simplesmente o esporte mais emocionante e imprevisível do mundo, que consegue animar, levantar e motivar um país, por mais que esteja sofrendo, acabado ou em perigo.

 São por esses e outros motivos, que me torno cada vez mais uma pessoa apaixonada por futebol. Mais que um jogo. Mais que um esporte. Que supera guerras, conflitos, política, dinheiro, tristeza, dor... TUDO! Até mesmo no continente mais problemático do planeta.



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A evolução das categorias de base no Botafogo

 Nos últimos anos, víamos um Botafogo diferente. Um clube que montava seus elenco apenas através de contratações, que foi campeão brasileiro e rebaixado sem nenhum jogador criado na casa. Na época,a diretoria alvinegra pouco se importava e investia nos jovens gloriosos, que eram formados, dispensados e, na maioria das vezes, fazendo sucessos em outros clubes.

 Paulo Baier tornou-se ídolo no Goiás e jogador de sucesso no Palmeiras. Leonardo Moura é um ídolo do Flamengo.Além do atacante Hugo, que atualmente está na Europa. Ambos os destaques foram criados no Botafogo. Como podem ver, o Botafogo não dava a menor importância para os jogadores revelados dentro do clube. Por mais que fossem talentosos, os atletas eram negociados a preço de banana.

 Parece que com o passar do tempo, o clube aprendeu a lição. Na nova dirigência de Maurício Assumpção, o Glorioso reabriu as portas para a garotada. Tudo começou com a criação do projeto de reforma do CT Mareshal Hermes, local de treinamentos e formação de atletas juvenis para o clube. Há muitos anos, este Centro de Treinamentos estava abandonado e com falta de tratamentos, dificultando assim a revelação de novos jogadores. Mas com a reforma, toda uma nova estrutura será feita para facilitar a criação de novos talentos.

 Com esta nova gestão, já vemos grandes resultados. Atualmente, grande parte dos jogadores que compõem o elenco do time são formados na base. Dória, Jadson, Luís Guilherme e Lucas Zen são os principais destaques, sendo convocados frequentemente na seleção juvenis. Além deles, há uma penca de jovens da base atuando na equipe principal. Rennan, Milton Raphael, Andrey, Gilberto, Mateus, Gabriel, Vitinho, Cidinho, Willian e Sassá. Quatorze jogadores formados no clube, sendo dois deles titulares da equipe.

 Vemos um novo Botafogo se formando... ou melhor voltando aos tempos antigos. Um clube que não só compra jogadores, mas revela talentos ao mundo.


http://www.lancenet.com.br/botafogo/Revelacoes-convidam-Botafogo-Foto-DivulgacaoBFR_LANIMA20120531_0051_26.jpg#650x432

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Risco dos estádios entregues antes da Copa do Mundo

 Como se sabe, alguns estádios para a Copa do Mundo de 2014 já estão ficando prontos e sendo inaugurados. Boa parte deles será utilizada na Copa das Confederações, ou seja, serão inaugurados no meio desse ano. Maracanã, Castelão, Mané Garrincha, Arena Pernambuco, Mineirão e Fonte Nova serão os estádios utilizados na competição. Além desses, algumas outras arenas também ficarão prontas bem antes do mundial.

 A volta dessas arenas com mais tecnologia sem dúvida é ótima para o país em qualquer momento. Mas a entrega dos estádios muito antes da Copa do Mundo pode prejudicial À FIFA. Com a enorme quantidade de partidas que serão disputadas até o mundial, os gramados serão muito desgastados. A maioria dos estádios no país em seus primeiros jogos sempre encontram-se em estado ruim, e piorarão ainda mais com o enorme número de partida sob eles. Além disso, o risco do vandalismo das torcidas com as cadeiras das arenas é muito grande! Afinal, o Brasil utiliza diariamente seus estádios! Brasileirão, Libertadores, estaudais, Sulamericana... todas competições que acontecerão ao longo da temporada, sem o menor tempo de descanso para as novas arenas.

 Os últimos países sede não sofreram como o Brasil sofrerá com este incidente. Em locais como Coréia do Sul, Japão e África do Sul, o futebol não é tão traidicional como aqui, fazendo com que seus estádios ficassem um bom tempo parados antes do evento. Já na Alemanha, o futebol é bastante tradicional. Mas a diferença está na estrutura do país, além das técnicas de melhoria e organização dos estádios, qualquer tipo de dano é consertado rapidamente. Além disso, a Alemanha é repleta de estádios de altíssimo nível, podendo substituir as que foram usadas na Copa de 2006.

 Ao meu ver, com a conclusão dos estádios e a volta de seus usos frequentes, FIFA e CBF podem voltar a ter novas intrigas. Com o uso diário das novas arenas e seu desgaste, os fiscais da Copa do Mundo com certeza não gostarão nada disso, e, provavelmente darão ordens para poupar os estádios, causando problemas aos campeonatos do país e irritação na CBF.

 Enfim, parece que teremos mais problemas e discussões políticas sobre a Copa do Mundo pela frente.

DEPOIMENTO DO TREINADOR CAÉ CUNHA

  Gosto do sentido romântico que você da ao seu texto, fatores externos contribuíram muito mais para as mudanças chamadas táticas que você relata e que diz ser responsável pelo fim do espetáculo, alias as revoluções todas são criadas pelas reivindicações implícitas e explícitas pelas pessoas e sociedade. O Futebol evoluiu taticamente por questões extra campo, muito mais do que por questões do jogo propriamente dito(projetando em um universo de comportamneto social). Os torcedores,ora os torcedores se "organizaram",com vândalos e com a intolerância implantada contra os rivais e contra os resultados negativos,perder um jogo e motivo de "Chacota" e ganhar é motivo de abuso,ninguém sabe mais perder!Torcidas invadem centros de treinamento querem bater em atletas e querem mandar sem propósito, tem torcedor de arquibancada virando dirigente!Os Negócios, Ah! os negócios, Depois do Petróleo Futebol é a atividade onde mais circula dinheiro, esse entreterimento a "mola" mestre de vários investidores espalhados pelo mundo, são milhões e trilhões investidos, não falo só nas grandes economias mundiais e ao redor dos milionários famosos; Vamos ao interior do nosso país, vamos aos dirigentes que são “coronéis” e são políticos, eles colocam e tiram treinadores num piscar de olhos, comprometendo bons trabalhos e julgando os mesmos sem critério e sem capacidade para isso, atrás de votos e cargos, atrás de supostos interesses pelo jogo, mas não é nada disso!Futebol hoje é menos romântico, menos improviso, muito mais profissional, não se admite mais certos tipos de comportamento fora de campo, jogadores como Garrincha nos dias de hoje seriam perseguidos com maquinas de fotos e de vídeos amadores em favor de mídias massacrantes que poderiam leva-lo ate a “morte” por outro motivo!Certas coisas não são mais admitidas hoje. Analise por esse lado, veja pelo lado profissional,veja pela evolução dos estudos científicos que chegaram,procure graça nas coisas que talvez não tenham graça, mas a sociedade mundial exigiu inconsciente estas mudanças táticas e técnicas. Queria ver o Pelé jogando hoje e outros craques do passado,seriam monstros da bola mais ainda,mais bem dotados .mais idolatrados e mais milionários ,bota milionários nisso!!Para que o Espetáculo?
Todo mundo só gosta de ganhar, ou melhor, ninguém sabe perder, não quer perder e o pior amigo, não pode perder!!!
Por Caé Cunha,Técnico de Futebol.


domingo, 27 de janeiro de 2013

Sub-20 torna-se a seleção dos empresários

 Há algumas semanas, o Brasil teve a proeza de ter a segunda pior campanha no sulamericano sub-20 e ser eliminado da competição, perdendo a chance de disputar a Copa do Mundo. Após muitas reclamações sobre a dedicação de jogadores e indiretas de membros da delegação, a seleção voltou para casa sabendo que não poderia defender seu título mundial conquistado no ano passado.

 Em toda esta agitação e mistério, faltava algo para encerrar a tragédia. Como se não bastassem os treinamentos sem dedicação, o desinteresse dos jogadores, a falta de punho da comissão técnica e a vergonha feita na Argentina, posso com certeza afirmar que esta é a seleção dos empresários.

 Na última quinta-feira, foi confirmada a venda do atacante Mattheus foi vendido à Juventus da Itália por R$ 5,4 milhões. O atacante Adryan recebeu sondagens de Roma e Milan, além de Fred e Felipe Anderson, que também foram jogadores cogitados na Europa. Por que será que esses jogadores foram citados em negociações apenas depois do sulamericano sub-20 ? Por que não foram sondados nenhuma vez durante a janela de transferência ? No mínimo algo suspeito.

 Infelizmente, para a CBF, o principal objetivo é esse. Não é tão importante classificar-se para a Copa do Mundo quanto vender jogadores para o exterior e lucrar com isso. Sinto verdadeiro nojo dessa gente. Nojo de quem resrespeita a tradição do futebol brasileiro, de quem mancha nossa imagem mundo à fora. Para europeus, somos todos uns idiotas que criamos craques e mandamos para lá, enriquecendo cada vez mais o futebol deles.

 Desejar o mal é pouco para esses mafiosos, que além de desrespeitarem o nosso futebol, desfrutam da nossa nova geração de uma maneira tão suja.