quinta-feira, 11 de junho de 2015

Déjà vu ? NASL em risco

 Na segunda metade do século passado, surgia a NASL, buscando efetuar os primeiros passos do "soccer" na América do Norte,e já tão badalado no mundo inteiro, menos por lá. Começando com tudo, incluindo nomes como Pelé, Beckenbauer e Carlos Alberto logo de cara, estádios lotados e uma Copa do Mundo no país em 1994 para aumentar a visibilidade, a primeira e até então maior liga de futebol da América do Norte parecia ter tudo para crescer. Pois bem, faliu.

 A falta de planejamento econômico e projetista extinguiu a liga, dando lugarà MLS, que é, até hoje, a grande força do futebol estadunidense, progredindo sem parar.

 Porém, em meados do ano passado, a volta da tradicional NASL começou a ser projetada. A volta de equipes como o Cosmos, a formação de novos clubes, novas tendências e ambições, investimentos em bons jogadores como Leonardo Moura e Kleberson. Grandes ambições com algumas pequenas divergências comparando-a com a primcipal liga norte-americana. Afinal, na MLS, a liga é dona dos clubes. Na NASL, os clubes são donos da liga. Não há teto ou piso salarial, e os clubes tomam suas decisões próprias.

 Mas por que essa diferença se as principais páginas de economia e gestão rasgavam elogios ao esquema da MLS? Simples. Duas das principais empresas de base econômica da Nationa American Soccer League são Traffic e 9ine, as mesmas também envolvidas em diversas negociações e contratos no futebol sulamericano em especial, envolvidas em acordos com as grandes dinastias "imperiais" que ainda são uma realidade na América do Sul, como AFA, CBF e a própria CONMEBOL.

 Dessa forma, com um esquema impecável, limpo e sem brecha alguma para qualquer tipo de facilidade e penetração de algo "fora dos padrões", a MLS jamais teria qualquer tipo de acordo com certas empresas de marketing esportivo, afinal, não haveria nem um porquê. Portanto, cabia investir na NASL, recheada de investidores sulamericanos, e vender a tal idéia de que, um dia, NASL e MLS se uniriam. Equívoco. Ou mentira. O que preferir.

 Para completar, há quinze dias atrás, a operação lava-jato realizada na FIFA pelo FBI, que prendeu sete chefões da Federação internacional, desvendou escândalos e esquemas multimilionários e obrigou o presidente da entidade, Joseph Blatter, a renunciar de seu cargo, foi uma verdadeira bomba nuclear. Espalhou-se e afetou, direta ou diretamente, o mundo inteiro. Inclusive, agentes como Aaron Davidson, presidente da Traffic, José Hawilla, também agente da Traffic e vice-presidente da FIFA. Uma bomba de efeito moral que afetou até as vozes dos tão lendários Ronaldo (dono da 9ine) e Pelé, envolvidos no mundo dos negócios esportivos.

 Mas devemos ler atentamente. Traffic? 9ine? Já leu esta palavra antes? Déjà vu? Sim, logo ali acima. As mesmas empresas que investem na NASL.

 Sendo assim, vê se a empolgada National American Soccer League começar a tremer na base. Trocedores já não poupam mais críticas, jornalistas, já desconfiados, também alfinetam. Troca nos comandos, entrada e saída de dirigentes e treinadores, como tem acontecido nas últimas semanas aos arredores do FTL Strikers. Fala-se até em falta de estrutura. Ronda-se aos montes notícias de que há problemas de transporte, organização e até falta de vestiários. Segundo especulações, alguns clubes precisam trocar-se dentro de trailers para ir à campo. Além disso, quanto à qualidade técnica, não há necessidade de se comentar nada. Similares aos times de pelada, mas bem longe dos peladeiros brasileiros, afinal, seria um desacato ao futebol brazuca de rua.

 No último sábado, torcedores do Strikers não pouparam críticas a Leonardo Moura e outros protagonistas do elenco, nitidamente desmotivados e pouco preocupados em mudar a situação. além da revolta nítida pela demissão do ex-treinador. Vaias, gritos de protesto e até risadas irônicas. Esta era a reação da nuvem negra que sobrevoava o Lockhart Stadium no último final de semana. Era notório o cheiro de problema se aproximando cada vez mais. O ruído era caótico.

 Eis então a realidade da NASL. Problemas de estrutura, investidores em crise, mistérios desvendados, empresas suspeitas, jogadores sem vontade, tudo mornando, liga devagar quase parando. Déjà vu?

Resultado de imagem para strikers fort lauderdale fans coachResultado de imagem para strikers fort lauderdale fans coach
Strikers fãs protestam.



Resultado de imagem para jose hawilla preso
                                       José Hawilla e Ricardo Teixeira, fundadores da Traffic