sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Santos - um gigante humilhado pela incompetência

 O que vi naquela partida, está difícil de esquecer. É complicado me livrar da raiva que ainda sinto e do ódio que tenho daqueles que desrespeitam desta forma o futebol brasileiro. Não era para menos.

 O Santos virou chacota na TV, na internet, na mídia nacional. Já na Europa, a chacota virou-se para o Brasil inteiro, que foi representado por este time engraçado.

 Afinal, como pode se aceitar ? Um clube centenário, oito vezes campeão brasileiro, três vezes campeão da América, bicampeão do Mundo, base da seleção brasileira, projetor do maior jogador da história do futebol, um dos melhores times e até hoje uma verdadeira fábrica de craques... simplesmente sofrer uma goleada mais que ridícula para o Barcelona por 8 a 0. Aliás, ridículo chega a ser um elogio para o que aconteceu.

 Não sou santista, mas fiquei tão furioso quanto um. Afinal, como pode ? Após negociar Neymar, (por um preço que, diga-se de passagem, saiu baratíssimo para o Barça), o Peixe enche o bolso, fatura, mas não contrata ninguém. Responsabiliza toda a garotada talentosa porém despreparada da base a disputar sozinhos torneios como campeonato brasileiro e Copa do Brasil.

 Com deficiências do gol ao ataque, o Santos aceitou disputar uma partida contra o time titular do Barcelona. Não deu outra. OITO gols sofridos, quase nenhuma finalização na partida, um vexame mais que ridículo, manchando o nome não só do Santos Futebol Clube, mas também do futebol brasileiro em si, que teve sua cara muito mal representada na Europa.

 Sinto realmente tremenda ira por diretores incompetentes que não sabem administrar e honrar um clube. Colocar jovens com menos de vinte anos para enfrentar um poderosíssimo gigante europeu tendo dinheiro suficiente para montar um baita time ? Raiva é barato para estes dirigentes.

 Não sou santista, mas fiquei envergonhado. Envergonhado por ter sido representado lá fora por este time montado às coxas pela diretoria do Peixe, que não poupou a cabeça de seus jovens e nem treinador contratou para um time do tamanho do alvinegro praiano.

 Portanto, é assim que vamos seguindo. Como uma grande indústria, que produz inúmeros craques, vende-os para fora e não sabe o que fazer com toda essa grana. E, por esta incompetência e falta de prudência, o nosso do maior futebol do mundo está manchado lá fora. Uma mancha grande, difícil de se limpar. E para limpá-la, levará muuuuuuuuuuuuuito tempo, já que competência é algo que não há na gestão futebolística do Brasil.

 Respeitem o Santos. Respeitem a história. RESPEITEM O FUTEBOL BRASILEIRO.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Glorioso Botafogo - CHEGOU A NOSSA VEZ

 Acorde, alvinegro. O tempo parece estar clareando. A bonança parece estar por vir. Um gigante centenário do futebol mundial pode estar acordando após um longo e impiedoso coma.

 Cautela ? Sim, mais que nunca. Afinal, quem é Botafoguense sabe o sofrimento de todo o ano. Jogamos bonito, largamos na frente, viramos sensação... mas na hora de decidir nas partidas finais, tudo dá errado. 2006, 2007, 2008, 2010, 2011... Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Sulamericana, Carioca... É doloroso até lembrar.

 Mas algo me faz imaginar finalmente, depois de um longo tempo, um final feliz para 2013. A noite, olho para o céu, avisto a Estrela Solitária e só imagino uma cena: Maraca lotado, juiz pedindo a bola, Rafael Marques ajoelhando aos prantos de emoção, Jefferson levantando aquela taça, Seedorf sagrando-se o melhor jogador do da competição. Não sei se é a Copa do Brasil, brasileirão... mas para mim tanto faz. Estou com fome de título, de vibração, de lágrimas de alegria.

 Dizem que nossa torcida é impaciente, impiedosa. Mentira ? Não. Mas será mesmo que não temos razões para isso ? Um clube imenso, cheio de histórias, conquistas, tradições, grandes craques (craques que nada, verdadeiros DEUSES do futebol), base da seleção brasileira, responsável por três títulos do Brasil na Copa do Mundo... há QUINZE ANOS sem conquistar um título expressivo.

 Neste século, diversos fatores tem nos prejudicado ano a ano. Arbitragem, indisciplina de atletas, crises internas, falhas de goleiros, treinadores inseguros.

 Atualmente, sinto algo diferente. Jogadores que, mesmo não recebendo salários, continuam jogando com o mesmo gás, a mesma vontade, com muita raça e suor. Se matando a cada partida, como se cada jogo fosse uma final de Copa do Mundo. Se tem algo que me alegra neste atual elenco está descrito nesta palavra: DEDICAÇÃO.

 Mas todos estes revés que já me fizeram chorar e sofrer tanto não me servem como pessimismo, nem como lembranças amargas. Para mim, são sinais de aprendizado, de experiência, para que tenhamos mais cautela ainda. Para que o nosso meio de campo marque com eficiência até o fim. Para que Seedorf continue desequilibrando, Jefferson fechando o gol, Rafael Marques fuzilando as redes, Oswaldo confiante... com o Botafogo cada vez mais no topo e voltando a ser gigante. Não nos importa se a mídia, arbitragem, política, CBF, consórcio estão ao nosso lado. Se assim como no carioca estivermos preparados, nada irá nos derrubar.

 Eu sou assim. Acredito, tenho fé, pois merecemos. Chegou a nossa vez, cansamos de aguardar. Estamos à espera de uma glória, que ao meu ver, está muito próxima de surgir. CHEGOU A HORA DE BOTAR LENHA NESTA GRANDE FOGUEIRA! VAMOS, BOTAFOGO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

#DEUSÉCONOSCO #TEAMOFOGO