sábado, 2 de março de 2013

Conmebol x Brasil ?

 Há duas semanas, o Corinthians realizou sua estreia na Libertadores em busca do bicampeonato diante do San Jose na cidade de Oruro, na Bolívia. 

 Porém, o jogo que marcava o primeiro passo na busca pela defesa do título do Timão, terminou em tragédia. O jovem Kevin Espada foi atingido por um sinalizador disparado acidentalmente por um torcedor corintiano, matando o rapaz na hora. O clube paulista foi e terá de jogar todas as partidas como mandante com portões fechados até que nenhuma outra decisão seja tomada, o que dá toda a renda dos ingressos comprados antecipadamente pelos torcedores à Conmebol. Quanta ironia...

  Além de ter oficializado a penalização ao Corinthians, a federação sulamericana também puniu o São Paulo Futebol Clube devido à confusão ocorrida na final da Copa sulamericana de 2012. O tricolor do Morumbi não poderá disputar a partida contra o Atlético-MG pela Libertadores em seu estádio.

 Como podemos ver, apenas clubes brasileiros vem sendo penalizados pela federação, enquanto equipes de outros países em que ocorrem infrações bem mais intensas, nada acontece. Estranho, não ? É claro que devemos levar em conta que a diretoria corinthiana apoia e incentiva sua torcida organizada a comparecer nas partidas, o que aumenta o risco de confusões nas arquibancadas. Porém, se o Corinthians foi punido, que sejam penalizados também todos os clubes que já desrespeitaram as regras da competição.

 Lembro-me até hoje da partida entre Universidad de Chile e Flamengo em 2010. A torcida chilena atirou bolas de golf, guardas-chuva, entre outros objetos nos jogadores rubro-negros, mas nada foi feito a respeito. Também me recordo de Argentino Juniors e Fluminense, que se enfrentaram na edição de 2011. Jogadores, comissão técnica, torcedores e até mesmo policiais argentinos agrediram os jogadores do Fluminense após a partida. Porém mais uma vez, nada foi feito. Além de que, em todas as finais de Taça Libertadores, sempre há uma confusão após a partida causada por equipes de fora do Brasil. Mas nunca acontece nada à eles.

 Sem falar no episódio entre Tigre e São Paulo na Copa Sulamericana de 2012. Os jogadores do clube argentino tentaram agredir o elenco são paulino dentro de campo, tentaram invadir o vestiário do São Paulo, entraram em conflito com os seguranças do clube brasileiro e, para completar, não voltaram à campo no segundo tempo. E quem foi punido nessa história ? O São Paulo Futebol Clube. E com o Tigre ? Nada aconteceu.

 Só resta uma eplicação para isso tudo. As punições severas aos clubes brasileiros, o "liberalismo" diante dos vandalismos dos outros países e até a diferença absurda entre o número de faltas marcadas a favor de clubes brasileiros e estrangeiros dão totalmente a entender que a Conmebol visa prejudicar exclusivamente ao futebol brasileiro. Quando há indisciplina por parte de argentinos, uruguaios, chilenos, a punição nunca sai do papel. Mas quando se trata de brasileiros, as penalizações saem em questão de dias.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O exagero diante do Barcelona

 Nos últimos anos, o FC Barcelona chamou a atenção dos amantes de futebol por apresentar uma nova maneira de jogar futebol. Uma equipe que tem como arma principal o toque de bola, vencendo assim duas Champions Leagues em quatro anos.

 Porém, a grande maioria da imprensa, torcedores e fãs do clube exageram e muito a respeito deste time. Alguns afirmam que o Barça possui um futebol lindo. Outros até tem a indecência de afirmar que este Barcelona é o "melhor time de todos os tempos". Alguns jornalistas ignorantes insistem até em menosprezar o futebol brasileiro para engrandecer à equipe catalã (Jornalistas do Globo Esporte humilharam o futebol brasileiro após a derrota do Santos para o Barcelona por 4 a 0 em 2011).

 Para quem entende e gosta muito de futebol, sabe que não basta ter um time eficiente para ser chamado de melhor do mundo. O padrão de futebol do clube cetalão é completamente diferente do que podemos chamar de "futebol-arte".

 A eficiência, a boa qualidade, a tática, os grandes resultados da equipe são provas do quanto este time produz. Porém, na maioria de suas atuações, vemos esta mesma equipe em um toque de bola sonolento, chato, sem interesse em atacar. Será que um time com estas características merece ser chamado de melhor de todos ?

 Todo este exagero diante do Barcelona se deve pelo fato de ser uma nova maneira de jogar futebol, uma tática diferente do padrão comum. Além é claro da grande vantagem de ser comandado pelo brilhante Pep Guardiola, que mostrou ao mundo uma nova tática, onde para os jogadores, o campo não é retangular, mais sim CIRCULAR, gerando uma intensa movimentação entre cada um dos 11 integrantes da equipe titular. Mas com a saída do treinador no ano passado, o Barcelona não tem realizado grandes feitos e  tem jogado um futebol cada vez mais lento, chato e sonolento.

 Enfim, o público, a imprensa, e os fãs do futebol precisam entender que não se pode confundir o futebol eficiente com o vistoso, e que para uma equipe ser considerada a maior de todos os tempos, ela deve ser excelente em TODOS OS ASPECTOS, tanto em eficiência, quanto em beleza. E quando falamos de futebol bonito, o Barcelona não se enquadra neste aspecto.