segunda-feira, 20 de maio de 2013

No entanto, que encanto! Eras um só, Nilton Santos. - 88 anos

 Na última semana, um verdadeiro monstro dos gramados completou 88 anos de idade. Mas a idade é apenas um pequeno detalhe perto do coração imortal deste homem.

 Simplesmente o maior jogador lateral-esquerdo da história do futebol. Um homem que simplesmente liderou e honrou apenas e tão somente ao manto alvinegro durante 15 anos.

 Um homem de quatro copas do mundo na carreira. Destemido, companheiro. O verdadeiro pai de Mané Garrincha. Talvez sem Nilton, Garrincha não seria nem metade do que foi.

 Manto colorido ? Apenas a da seleção, onde conquistou duas Copas do mundo seguidas. O homem que revolucionou a posição de lateral no futebol mundial. Enquanto os treinadores diziam: "Volta, Nilton!", cada vez mais ele avançava. Cada vez mais fenomenal. Tão fenomenal que mudou completamente a função dos laterais para sempre. Tão genial que modernizou toda a tática do futebol mundial com a maior classe possível.

 Talvez o maior ídolo da história do Botafogo. mais de 700 jogos de puro amor ao Glorioso. Enciclopédia ? Apelido minúsculo em relação a tudo o que fez. Talvez bíblia, testamento. Poupada seja a escrita comparada a tanta genialidade.

 "Tú, em campo, parecias tantos,
  e no entanto, que encanto!
  Eras um só, Nilton Santos." - Armando Nogueira