quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Prince Boateng perde a cabeça após sofrer racismo

 Olá, leitor. Na tarde dessa Quinta-feira, O lateral Prince Boateng foi ofendido por insultos racistas por torcedores adversários numa partida amistosa entre Milan e Pro Patria, clube da terceira divisão italiana. O camisa dez fazia uma jogada pelo lado esquerdo do campo. Após escutar a provocação, o jogador parou a jogada e chutou a bola na direção desses torcedores, tirou a camisa e andou em direção ao vestiário, acompanhado de alguns companheiros que também se sentiram ofendidos. O árbitro da partida, Gianluca Benassi, ainda tentou convencer o atleta a continuar em campo, não obtendo sucesso. A partida acabou após o acontecimento, aos 26 minutos do segundo tempo.

 Boateng perdeu completamente a cabeça, mas ao meu ver, o jogador tem toda a razão em tudo que fez. Suas ações expressam que o limite desse preconceito estourou. No continente europeu, o racismo é cada vez mais comum. Roberto Carlos, Eto'o, Hulk e Carlos Eduardo são apenas quatro de vários jogadores que já sofreram com esse tipo de preconceito.Só na Eurocopa de 2012, foram registrados 10 casos. Há até AUTORIDADES que, sem vergonha nenhuma, mostram ser preconceituosos, como o prefeito de uma das sedes da Eurocopa de 2012 deu uma declaração forte, dizendo que os jogadores tinham que se comportar como "devidos homens brancos" nas entrevistas coletivas. A frequência vem aumentando cada vez mais e nenhuma medida é tomada. As grandes autoridades desportivas nada fazem a respeito. No máximo realizam campanhas chulas, ineficientes, que parecem ser feitas apenas para calar um pouco os protestantes contra esse mal.

 A FIFA diz estar fazendo "o máximo" para acabar com os problemas, mas as evidências mostram o contrários. Casos de racismo ocorrem semanalmente no futebol, mas as autoridades fingem não notar nada. O presidente Joseff  Blatter não vem fazendo absolutamente NADA a respeito.Se preocupa mais em colocar defeitos nas obras da Copa do Mundo no Brasil do que conter essa onda preconceituosa.

 Então é exatamente isso. Enquanto os chefões futebolístas vão regredindo, nós amantes do futebol nos entristessemos cada vez mais com essa calamidade. E só nos resta mesmo lamentar.

2 comentários:

João Elias Cruz disse...

Coisas lamentáveis que ainda persistem no continente europeu! Outra vítima constante desse racismo é o atacante italiano do Manchester City, Mário Balotelli. Agora, a FIFA tem que tomar as devidas providências, pois falar é muito bom, mas agir mesmo, até agora nada!

BrauneFogo disse...

Partindo desse presidente da FIFA, nada virá, infelizmente.