quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Premiação Rei das Américas 2012

Olá, amigos desportistas. No último sábado, foi anunciada a lista da premiação "Rei das Américas 2012", que ocorre anualmente para eleger os grandes destaques da temporada no continente americano.

 Pela segunda vez seguida, o craque Neymar foi eleito o melhor jogador do continente, mesmo sem conquistar nenhum título expressivo e nem jogar bem na seleção. A impressão dada, é de que a mídia influencia muito na escolha dos jurados nas premiações.

  Neymar conquistou, em minha opnião, dois prêmios nos quais não merecia em 2012 : O prêmio de "melhor segundo atacante" do Campeonato Brasileiro e o "Rei das Américas". Além de não jogar nem a metade dos jogos do campeonato nacional, o santista tinha como concorrente na disputa pelo prêmio um dos destaques do torneio no time do campeão Fluminense, o atacante Wellington Nem. Até hoje fico me perguntando como é que um jogador que não disputa nem 50% dos jogos de um campeonato entra na seleção do torneio, e um dos destaques do time campeão não entra. E me impressiona ainda mais como nenhum comentarista ou especialista sobre o assunto não se manifestou até hoje.

  É evidente que há uma "boa" influência comercial em toda essa história. Nesta temporada, o jovem foi uma grande decepção na seleção brasileira. Seu brilho no Santos nunca apareceu no Brasil. O "garoto de ouro" da Vila Belmiro, parece sentir um peso de mais de uma tonelada em suas costas quando veste a amarelinha. É simplesmente irreconhecível.

 Por todos esses fatores, é estranho que ele ganhe um prêmio de melhor jogador de um continente, apesar de todas as evidências serem contrárias.

 Enquanto o craque do Santos não impressionou tanto os torcedores quanto em 2011, Emerson Sheik, Cássio e companhia venciam a Libertadores pelo Corinthians; Wellington Nem, Cavallieri e Fred brilhavam no brasileirão; E o GÊNIO Lucas conduzia o São Paulo ao título da Copa Sulamericana. Sabemos que Neymar é genial, mas devemos ser justos: Não foi o melhor jogador do continente.

 A cada dia que se passa, me convenço cada vez mais de que a mídia além de influenciar no crescimento da fama do craque, acaba o atrapalhando em sua vida desportiva. Enquanto o outro menino, Lucas, foi o verdadeiro Rei das Américasem 2012, escondido por trás das câmeras.

2 comentários:

Gustavo Albernaz DC disse...

GOSTEI DA SUA VISAO SOBRE O ASSUNTO E TBM ACHO Q A MIDIA INTERFERE MUITO NESSAS PREMIACOES, ISSO EH RUIM PARA A IMAGEM DO ESPORTE E DOS OUTRO JOGADORES

BrauneFogo disse...

Exatamente. Além de atrapalhar certos jogadores, a mídia e os patrocinadores acabam influenciando decisões das autoridades futebolísticas, prejudicando não só o futebol como também os craques dessa nova geração.