quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Morre Mazurkiewicz - O guardião uruguaio

 Olá, amigos. Nesta tarde de hoje, demos de cara com uma notícia muito desagradável. Faleceu aos 67 anos, devido a uma doença respiratória, Ladislao Mazurkiewicz, o maior goleiro do futebol uruguaio e um dos mais importantes arqueiros da história do futebol.

Mazurka era dito pelos que conviveram com ele como uma pessoa carismática, bem humorada, alegre e humilde. Nasceu na cidade de Piriápolis, no interior do Uruguai. Atuou no início dos anos 60 pelo Racing e Peñarol e, após se destacar, assinou contrato com o Atlético-MG, onde se tornou ídolo em apenas 7 anos no clube. O goleiro era dito por especialistas como o melhor da posição em 1970, quando o Brasil conquistou o tri mundial passando pelo próprio Uruguai nas semifinais - Essa foi a última Copa do Mundo do arqueiro, que ficou famoso também por sofrer um drible genial de Pelé no mundial, sendo um dos lances mais repetidos da história das Copas.

 Desde sua saída da seleção, a delegação uruguaia nunca mais teve um goleiro à sua altura. A brilhante galeria de goleiros do país entrou em um imenso jejum, que até hoje não acabou. Surgiram sim goleiros bons que fizeram boas campanhas e história, como o goleiro Alvez na década de 90 e o atual goleiro Muslera. Porém, nenhum deles no nível de Mazurkiewicz.

 Infelizmente, com o passar do tempo, os grandes Deuses do futebol vão nos deixando, sem substitutos à sua altura. O que nos resta a fazer é apenas homenageá-los.



2 comentários:

João Elias Cruz disse...

Ele foi um grande goleiro realmente! Foi eleito o melhor goleiro da competição na Copa de 70 e foi ídolo do Atlético-MG, onde atuou por 3 anos. Vai deixar saudades em todos nós! Parabéns pelo conteúdo do blog, muito bom!

BrauneFogo disse...

Obrigado, João ! O Mazurka merece todo o tipo de homenagem. É mais um gênio a nos deixar!