domingo, 20 de janeiro de 2013

Marcos Júnio desabafa após eliminação no sulamericano

 Boa noite. Na madrugada de sábado, a seleção brasileira sub-20 desembarcou no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, após a vergonhosa eliminação na primeira fase no sulamericano de futebol. Por consequência, acabou com as chances do Brasil ir à próxima Copa do Mundo sub-20 em 2014 na Turquia, sem poder defender seu título.

 Dentre os jogadores, o atacante Marcos Júnio foi o único a conceder entrevistas após o desembarque. Segundo o tricolor, muitos atletas não seguiram para a Argentina com o mesmo comprometimento da maioria do elenco. Na opinião de Marcos Júnio, tudo começou errado desde a preparação na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.


- Vi jogadores chegando atrasado, treinando de sacanagem... O time perdia ou empatava e parecia que não estavam nem aí, chegavam cantando músicas. Isso incomodava. Parecia que não queriam nada.
Visivelmente chateado com a atitude de alguns companheiros, Marcos Júnior prosseguiu com o desabafo.
- Alguns jogadores pareciam que não queriam jogar, pareciam que estavam em outro lugar, de férias. E quando alguns não querem, não adianta. O Brasil não merecia mesmo passar de fase. Não foram todos, mas isso aconteceu. Foi uma tragédia. Fiquei muito triste de ter sido eliminado.

 Dou toda a razão ao atacante. Lhe dou os parabéns pelo discurso e por ter tido coragem para revelar o acontecido. Sou morador da cidade de Teresópolis e assistia diariamente aos treinos dos jogadores na Granja Comary. Nos treinos marcados para as 10 horas, os jogadores chegavam às 11. Nos treinos das 15 horas, os jogadores chegavam depois das 16 horas. E todos chegavam rindo, chutando e tocando a bola de má vontade, treinando sem o menor sangue. Como disse o atacante do Fluminense na entrevista, alguns jogadores pareciam estar de férias, numa excursão, principalmente nos treinamentos físicos e nos jogos-treino, que foram realizados contra três equipes do Rio de Janeiro. Em todas as partidas, o Brasil teve dificuldades para vencer e poucos se empenhavam de verdade. Mattheus, Marcos Júnio, Bruno Mendes e alguns outros foram poucos que se empenhavam a cada minuto dos treinamentos.

 Toda esta malandragem e indisciplina de certos jogadores se deve à falta de educação esportiva no país. Atualmente, os treinadores e educadores do esporte ensinam apenas técnicas futebolísticas, deixando o espírito esportivo e as boas maneiras de lado. 

 Fiquei realmente envergonhado ao ver os treinos e notar a falta de educação dos jogadores, principalmente com seus fãs que acordavam cedo para acompanhá-los. Se atrasavam, jogavam de má vontade, davam pouquíssima atenção à torcida nas grades da CBF e esbanjavam marra em suas faces. É realmente lamentável ver uma seleção tão nova com tão pouca falta de maturidade.

Marcos Junior no desembarque da seleção sub-20 (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)

Nenhum comentário: