segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Diferença entre os pequenos cariocas e paulistas.

 No último fim de semana, foram iniciados os campeonatos estaduais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 Os gigantes de cada estado estrearam. No Rio de Janeiro, vieram vitórias fáceis e sem grandes esforços. Algumas equipes jogaram mal, lentamente, pareciam estar sem vontade de jogar. Mas a vitória veio com facilidade para Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

 Já em São Paulo, houveram tropeços de Corinthians e Palmeiras, que empataram contra Paulista de Jundiaí e Bragantino, respectivamente. Porém, o Santos fez seu papel derrotando o São Bernardo e o São Paulo passou pelo Mirassol.

 Como podemos ver, mesmo com alguns clubes em má fase, todos os cariocas venceram. Em São Paulo, houveram tropeços e vitórias magras.

 Para os gigantes cariocas, o caminho está aberto. no Rio de Janeiro, nenhuma equipe pequena ameaça em absolutamente nada, ao contrário de São Paulo.

 Corinthians e Fluminense estrearam os estaduais este ano com os times reservas. O Fluminense passou facilmente pelo Nova Iguaçu por 2 a 0. E o Corinthians empatou em 1a1 com o modesto Paulista de Jundiaí, qua ainda pressionou o Timão e quase venceu a partida. 

 Em diversos anos, vemos clubes de pequena expressão vencendo ou disputando duramente o estadual, como São Caetano, Santo André, Guarani, Ponte Preta, entre outros.

No Rio de Janeiro, nenhuma equipe pequena é campeã estadual desde 1966, quando o Bangu venceu o título diante do Flamengo. Desde esse ano, apenas os quatro sagraram-se campeão. Notaram a diferença ?

 No Rio de Janeiro, até em suas fases ruins, os clubes grandes atropelam os pequenos, e, em São Paulo, até em grandes fases, os grandes suam para ganhar dos clubes do interior.

 Nos dois estados, há uma copa realizada apenas entre os pequenos de cada estado, que acontecem no meio do ano. Em SP, é chamada de Copa do Interio. No RJ, é chamada de Copa Rio. Assistindo às duas competições, nota-se a grandesuperioridade em técnica, profissionalismo e organização dos clubes paulistas

 Isso se dá pela organização das federações e ao profissionalismo superior do futebol paulista. A feredação carioca inventa regras e normas que beneficiam os grandes e atrapalham os pequenos cada vez mais. Os clubes pequenos de São Paulo são administrados de forma muito mais profissional que os cariocas. Também se deve à grande economia de cidades do interior de São Paulo e do ABCD Paulista, que são cidades industriais e agrícolas, fazendo a cidade dos clubes enriquecer e dar melhores condições à eles.

Outro fator que influencia nesta superioridade é o fator histórico. Desde os primórdios o futebol no país, São Paulo tratava o esporte como profissional e buscava se adaptar e crescer nele com mais de 10 clubes fortes só na capital. Já no Rio de Janeiro, apenas Botafogo, Fluminense e Bangu tratavam o futebol como profissional e visavam o futuro no esporte ! Isso fez muito diferença e atrapalha o futebol do Rio até hoje !

 Enfim, a cada ano que se passa, o futebol do interior paulista vai tomando distância do futebol dos pequenos cariocas. E até que não se enquadre uma visão profissional no futebol do Rio, isso só vai continuar assim por muito tempo.

2 comentários:

João Elias Cruz disse...

O futebol paulista realmente é vasto e bastante profissional. Os clubes interioranos sabem investir. Agora vale lembrar que os clubes do interior paulista recebem muitos investimentos de empresários dos mais diversificados ramos. O comércio no Estado de São Paulo é bastante movimentado e com certeza, SP é a capital brasileira do futebol, onde o esporte mais simples do mundo é levado a sério, com responsabilidade. Ótimo post esse seu! Reflete muito bem a realidade!

BrauneFogo disse...

Com certeza. O futebol paulista sempre visou mais o profissionalismo que o futebol vistoso, que faz as equipes pequenas crescerem cada vez mais no estado.