segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A polêmica do cartão amarelo - O cartão mafioso

 Olá, amigos. Como sabemos, todos os anos a federação carioca de futebol modifica alguns critérios no regulamento do campeonato estadual. Algumas mudanças são despresíveis, porém algumas são muito rigorosas.

 Uma dessas mudanças drásticas foi feita em 2007, mas isto só aconteceu nessa edição. as finais das taças Guanabara e Rio tiveram dois jogos, prejudicando assim os times Madureira e Cabofriense, prejudicando assim duas equipes de menor expressão e beneficiando dois Flamengo e Botafogo, dois gigantes do futebol, já que os clubes pequenos saíram com resultados positivos nas primeiras partidas.

 Em 2008, as medidas foram mais inaceitáveis ainda. Segundo o regulamento, os quatro times grandes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) disputariam todas as partidas do campeonato em casa, sem precisar jogar em outas cidades, prejudicando e gerando gastos enormes aos clubes pequenos.

 Mas agora, a medida tomada foi a gota d'água. Uma nova regra foi feita em relação às suspensões. Como sabemos, um jogador que recebe três cartões amarelos no decorrer do torneio, é punido e suspenso por uma partida. Porém, no Cariocão 2013, o clube terá duas opções. Caso não queira que o jogador seja suspenso pelo terceiro cartão, o clube responsável pelo atleta terá a opção de eliminar a suspensão pagando uma multa PROGRESSIVA de R$ 500,00. Nessa nova regra, após o pagamento da multa, apenas o terceiro cartão é eliminado, sendo permanecidos na súmula do jogador os dois primeiros cartões, pois caso o jogador receba um outro cartão, a multa dobra seu valor.

 Quando fiquei sabendo da notícia, pensei sinceramente que fosse uma piada ou algo parecido. Mas logo vi que a malandragem política estava em ação novamente. Sabendo que os clubes podem ser prejudicados por uma suspensão de um jogador importante, os chefões do futebol carioca armaram uma belíssima estratégia para arrumar ainda mais grana. Com todo o respeito, isso chama-se pilantragem na cara de pau, sem se importar com qualquer opinião do torcedor !

 Se foi aprovada esta maldita regra, por que não aceitaram também a petição para fazer um terceiro turno no estadual para dar oportunidades aos times pequenos ?

 E não é válida a desculpa de que "a Libertadores faz a mesma coisa". Primeiro que na Libertadores, sou também totalmente contra esta regra que só enchia o bolso da CONMEBOL. E segundo que, neste ano, a regra que multava os jogadores amarelados será cancelada.

São coisas como estas que tornam o futebol carioca tão fraco em relação ao paulista atualmente. Com regras mafiosas, os clubes pequenos vão cada vez decrescendo, enquanto em São Paulo, os clubes pequenos viram clubes de elite.

 É a malandragem tomando conta e sujando o nome do futebol carioca.

Nenhum comentário: