terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A educação esportiva no Brasil

 Como sabemos, um dos principais problemas no Brasil é a educação. Poucos investimentos e importâncias dadas à este quisito deixam nosso país com uma população mal educada sem modos.

 Com toda essa falta de educação no Brasil, esta onda acaba afetando também ao esporte. O esporte mais importante do mundo: o futebol. E logo no Brasil, que é O PAÍS DO FUTEBOL.

 Por muitas vezes, vemos equipes e seleções brasileiras juvenis com problemas de entrosamento, falta de união em equipe. Atletas com problemas disciplinares, irresponsáveis, malandros, cavando faltas, provocando adversários, sem a menor dedicação para treinar, esbanjando marra por onde passam.

 Este tipo de problema não pode mas ser evitado, pois nessa faixa etária, é impossível se começar a educar um adolescente que passou a vida inteira aprendendo errado. É preciso rever as categorias de base infantis. Atualmente, treinadores de categorias de base preocupam-se mais em ensinar táticas e técnicas às crianças, deixando de lado o espírito esportivo e a educação dentro das quatro linhas.

 Muitas vezes, vemos atletas até em torneios sub-17 cavando faltas, simulando agressões, desrespeitando adversários, distribuindo cotoveladas e provocando a todos. Além de não receberem orientações sobre estas infrações, alguns treinadores chegam a INCENTIVAR estas atitudes! É algo realmente lamentável.

 A educação desde os primeiros passos no futebol é muito importante. É muito mais sensato ensinar a um menino de 10 anos a respeitar o adversário que ensinar táticas e dribles.

 A educação infantil no esporte pode mudar uma pessoa para sempre, torná-la educada e responsável, podendo assim, formar muito mais talentos lá na frente.

Nenhum comentário: