segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Copa Africana de Nações 2013 - Grupo C

 Boa noite! Hoje foi iniciada a Copa da África para as quatro seleções que representam o Grupo C do torneio.

 Nesta tarde, se enfrentaram primeiramente Zâmbia (atual campeã) e Etiópia. As duas seleções empataram no placar de 1 a 1 em uma partida tecnicamente fraca, porém em um jogo de muita emoção.

 A seleção etíope entrou em campo recuada, esperando o ataque zambiano, que partiu pra cima dos adversários nos primeiros instantes da partida. Mas em bobiada da defesa zambiana logo aos 25 minutos, pênalti para a Etiópia. Saladin Said bateu para fora, desperdiçando a cobrança.
 Onze minutos depois, a Etiópia perdeu o goleiro Jemmal Tassew, expulso por falta violenta fora da área. Além de ter sido espulso, Jemmal ainda se machucou. Instantes após o acontecido, Chensa armou jogada e rolou dentro da área para Mbesuma abrir o placar aos 45 do primeiro tempo. Na comemoração do gol, alguns torcedores etíopes atiraram vuvuzelas nos jogadores de Zâmbia, que apenas retiraram-se do local.
 Na segunda etapa, aproveitando as chances desperdiçadas pela Zâmbia, os etíopes esploraram as jogadas aéreas até empatar a partida, com Girma após bom passe de
 Com o tento marcado, a seleção da Etiópia recuou e os zambianos partiram para cima, mas tiveram insucesso devido à má pontaria dos jogadores, deixando o placar empatado até o seu término.

 A segunda partida disputada foi entre Nigéria e Burquina Faso. Como na partida entre Zâmbia e Etiópia, a partida também terminou empatada em 1 a 1.O atacante Emmanuel Emenike colocou os nigerianos na frente aos 22 do primeiro tempo. Na segunda etapa, a seleção nigeriana pisou no freio, fazendo os burquineses partirem para cima. A partida parecia estar resolvida, até que aos 29 minutos o nigeriano Efetobore Ambrose foi expulso e facilitou as coisas para Burquina Faso, que pressionou, batalhou e aos 49 do segundo tempo, conseguiu acertar um chute e empatar a partida com gol de Alain Traoré, arrancando um ponto nigeriano.

 Nas duas partidas, pude notar o fraquíssimo nível técnico das seleções, mas quando se trata de emoções, esses africanos são especialistas ! As duas partidas foram marcadas por lindas imagens, como a emoção dos jogadores nos gols e as orações de torcedores nas arquibancadas. Foram partidas muito pegadas, disputadas na raça e emocionalmente muito fortes. Se o futebol da Europa e da América tivessem metade da emoção que tem o africano, seria prazeroso assistir a todas as partidas. Infelizmente, os africanos são muito afobados, tanto no ataque quanto na defesa. Os jogadores arriscam muito, posicionan-se mal,  tentam passar no meio de 5 jogadores, erram muitos passes e isolam diversas bolas por partida. Sem falar nas inúmeras faltas e cartões distribuídos pelas partidas. Em média, são aproximadamente 40 faltas por jogo!

 Enfim, se você aprecia mais ao futebol de técnica e tática apuradas, busque assistir outro torneio. Mas se você é dos que gostam de partidas de raça, pegada e emoção, assista diariamente a COPA AFRICANA DE NAÇÕES !

Nenhum comentário: