sábado, 21 de junho de 2014

Desmascarou-se a campeã mundial

 Encantador, o futebol nos surpreende. Empolga o seu povo. Anima a quem acompanha. Mas quando necessário, endiabrado, chega assustar. Exige respeito, impõe justiça. Arregala aos olhos daquele que ousa, em qualquer circunstância, prever ou concretizar seu futuro, seja ele provável ou não.

 Se o futebol fosse substantivo, seria o abstrato, mas nunca, em hipótese alguma, o concreto. Nada nele é certo, não existe provável. Em seu dicionário, a palavra "favorito", tão dita e repetida por muitos, é plenamente insignificante. O futebol nos surpreende de forma encantadora e bela, mas ao mesmo tempo de maneira assustadora e letal, nos podendo fazer sorrir ou chorar.
Depois de qualquer surpresa absurda, a mesma frase se repete sem receios: "Quem diria?". Pois bem, os Deuses do futebol são quem dizem e afirmam.

 Se houve endeusamento em prol da atual campeã mundial, exagero foi. Jogando para traz, tocando a bola como se estivessem numa rodinha de bobo, falra de objetividade e anti-jogo, podem ser características de um superior em qualquer esporte, menos, futebol. Com o tempo, a justiça com certeza seria feita, e foi.
Com o tempo, o mundo acordou desta hipnose errônea de que o futebol espanhol era o mais bonito, quando na verdade, nos deixa a ponto de dormir ao assistir a partida. E neste mundial, comprovou-se o quão apática é a seleção espanhola. 

 Goleada brasileira com passeio de Fred. Humilhação diante da Holanda com show de Robben e Van Persie. Olé do Chile no Maracanã, se apossando de La Roja.

 Toque de bola improdutivo, futebol dem graça, e a pergunta surgia ganhando força: Por que assistir a isso? E foi nesse instante que o belo futebol se impôs. Pressionaram os espanhóis, descobriram os pontos fracos, abusaram da velocidade. Invadiram a tourada, lançaram os touros, lhes derrubaram ao chão.

 Comprovou-se então que derrubar animais tão fortes aparentemente, era bem mais fácil que o imaginado.
Volto a repetir a tão manjada pergunta dos que ousam apontar favoritos. Quem diria?
Quem diria que após tanto tempo de teorias e conspirações contra a Espanha, estaria eu certo e disposto a calar a todos que endeusavam o sonolento futebol espanhol, vencendo tantas partidas por apenas um gol? Quem diria que a humilhação seria tão grande? Quem diria que mais uma vez, assim como em 2010, o campeão mundial cairia tão cedo? Os Deuses do futebol, esses sim, dizem tudo.

 E que assim siga o futebol, impondo justiça e ensinando aos que ousam saber do que ainda está por vir.

Nenhum comentário: