segunda-feira, 16 de junho de 2014

Costa do Marfim 2x1 Japão - fora de campo, a cultura é campeã

  Sábado, africanos e asiáticos confrontaram-se na segunda partida da primeira rodada do grupo C da Copa do Mundo. Marfinenses e japoneses, com equipes basicamente equilibradas, fizeram um jogo de muita movimentação, encerrado em uma vitória de virada da equipe africana, tendo Gervinho e Touré como os principais destaques da partida.

 Baseando-se em cruzamentos e jogadas pelas pontas, a equipe laranja superou os nipônicos que, sem muita criatividade, jogada o básico, contando na maioria das vezes com a habilidade de Honda. Ao final, com mais disposição física e uma marcação sobre a saída de bola japonesa, a Costa do Marfim conquistou os três pontos em jogo.

 Apesar da bela partida entre duas médias equipes do mundial, o destaque em Pernambuco foi outro.A festa da torcida, o otimisto e o carisma da torcida africana, contagiou a todos que presentearam a partida não só dentro das arenas, mas até mesmo pela televisão. Era impossível não se empolgar ao assistir a animação e a vibração dos torcedores que, durante os noventa minutos, não paravam por nenhum segundo de apoiar a sua equipe, mesmo que em pequeno número. Se houve uma virada relâmpago dos "elefantes", essa energia com certeza influenciou.

 A cultura e educação japonesa também arregalaram os olhos do planeta. Ao final da partida, os jogadores perfilaram-se em frente de sua torcida e ergueram-se, em sinal de respeito e agradecimento, sendo retribuídos com o mesmo gesto vindo das arquibancadas, mostrando reconhecimento e humildade.

 Além disso, o mais surpreendente de tudo. Com o fim da partida, enquanto os demais torcedores se retiravam da Arena após terem espalhado todo o seu lixo como de costume, os torcedores japoneses preferiram fazer algo a mais. Após a derrota, ao invés de se revoltarem e quebrar cadeiras, como muitas torcidas no planeta inteiro hoje fazem, simplesmente ajudaram os voluntários da FIFA a limpar o local, mostrando o a civilidade e mentalidade superior do oriental em respeito à higiene do mundo.

 Meu coração foi tocado ao me deparar com essa notícia. Há de se ter esperança sim em u m mundo melhor. Há sim civilizações que preocupam-se com o bem estar de quem está ao seu redor, que pensam e agem coletivamente, sempre em prol do futuro. É com atitudes como essa, que evolui-se o futebol, a cidade, os países, o mundo.

 Sábado, no Brasil, ficará marcado o dia em que africanos e asiáticos, mesmo de etnias completamente diferentes, uniram-se, indiretamente, em prol de um mundo melhor, e mostraram ao mundo, o quanto humildade, bom humor, pensamento positivo e coletividade, podem fazer o planeta sorrir.

 Parabéns, marfinenses! Arigatô, Japoneses.

         

Nenhum comentário: