segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Risco dos estádios entregues antes da Copa do Mundo

 Como se sabe, alguns estádios para a Copa do Mundo de 2014 já estão ficando prontos e sendo inaugurados. Boa parte deles será utilizada na Copa das Confederações, ou seja, serão inaugurados no meio desse ano. Maracanã, Castelão, Mané Garrincha, Arena Pernambuco, Mineirão e Fonte Nova serão os estádios utilizados na competição. Além desses, algumas outras arenas também ficarão prontas bem antes do mundial.

 A volta dessas arenas com mais tecnologia sem dúvida é ótima para o país em qualquer momento. Mas a entrega dos estádios muito antes da Copa do Mundo pode prejudicial À FIFA. Com a enorme quantidade de partidas que serão disputadas até o mundial, os gramados serão muito desgastados. A maioria dos estádios no país em seus primeiros jogos sempre encontram-se em estado ruim, e piorarão ainda mais com o enorme número de partida sob eles. Além disso, o risco do vandalismo das torcidas com as cadeiras das arenas é muito grande! Afinal, o Brasil utiliza diariamente seus estádios! Brasileirão, Libertadores, estaudais, Sulamericana... todas competições que acontecerão ao longo da temporada, sem o menor tempo de descanso para as novas arenas.

 Os últimos países sede não sofreram como o Brasil sofrerá com este incidente. Em locais como Coréia do Sul, Japão e África do Sul, o futebol não é tão traidicional como aqui, fazendo com que seus estádios ficassem um bom tempo parados antes do evento. Já na Alemanha, o futebol é bastante tradicional. Mas a diferença está na estrutura do país, além das técnicas de melhoria e organização dos estádios, qualquer tipo de dano é consertado rapidamente. Além disso, a Alemanha é repleta de estádios de altíssimo nível, podendo substituir as que foram usadas na Copa de 2006.

 Ao meu ver, com a conclusão dos estádios e a volta de seus usos frequentes, FIFA e CBF podem voltar a ter novas intrigas. Com o uso diário das novas arenas e seu desgaste, os fiscais da Copa do Mundo com certeza não gostarão nada disso, e, provavelmente darão ordens para poupar os estádios, causando problemas aos campeonatos do país e irritação na CBF.

 Enfim, parece que teremos mais problemas e discussões políticas sobre a Copa do Mundo pela frente.

2 comentários:

Fogovideos disse...

Acredito que os estádios só serão inaugurados 'parcialmente', só pra jogos importantes, de seleções e etc...ou no máximo um clássico ou outro, os estádios que estão sendo usados durante as obras (no caso do RJ o Engenhão, por ex) ainda serão bastante usados,até 2014 qdo a copa acabar...só aí os ''novos'' estádios devem ser 100% utilizados.

BrauneFogo disse...

Acredito que alguns estádios não serão poupados. O Maracanã será utilizado novamente por Flamengo e Fluminense. A Arena Pernambuco será o novo estádio do Náutico. O Castelão sediará todas as partidas de Ceará e Fortaleza. Isso desgastará e coloca em risco a estrutura das arenas. Acredito que vem mais uma confusão entre CBF e FIFA!