quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mali motiva seu povo contra problemas jogando futebol

 Como sabemos, a República do Mali vive um momento tenso em sua história. Há alguns meses, representantes da facções criminosas do Oriente Médio vem se aglomerando no país, aterrorizando à população maliana e ao mundo inteiro.

 Mas pelo bem de todos, há ainda um motivo para fazer este povo sofrido e guerreiro voltar a ser ter motivos para sorrir. Afinal, o que é o dinheiro ? O que é política ? O que é a violência ? Perto da felicidade, da vibração, da euforia... não são nada. E isso tudo o futebol proporciona a qualquer povo brigador como o de Mali.

 Na última rodada da fase de grupos da Copa Africana de Nações, a equipe de Mali arrancou um empate heróico com uma das favoritas do torneio. O resultado de 1 a 1 não só eliminou a República Democrática do Congo (time do goleiro Kidiaba) como classificou a seleção do Noroeste do continente africano.

 É o futebol mostrando cada vez mais que não é apenas um esporte, nem é só uma profissão, muito menos um jogo qualquer. O futebol é simplesmente o esporte mais emocionante e imprevisível do mundo, que consegue animar, levantar e motivar um país, por mais que esteja sofrendo, acabado ou em perigo.

 São por esses e outros motivos, que me torno cada vez mais uma pessoa apaixonada por futebol. Mais que um jogo. Mais que um esporte. Que supera guerras, conflitos, política, dinheiro, tristeza, dor... TUDO! Até mesmo no continente mais problemático do planeta.



Nenhum comentário: