quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Globo Esporte desvaloriza o futebol brasileiro

 De segunda à sábado, é transmitido o programa pela Globo em sua programação o Globo Esporte, um programa que informa ao público as principais notícias esportivas do mundo.

 Porém, há vezes que me sinto profundamente irritado com certas atitudes e matérias incompetentes feitas por certos profissionais do canal. Uma delas aconteceu na edição de hoje. O programa ironizava o modesto Estádio Moça Bonita, que pertence ao Bangu Atlético Clube. O autor da matéria ironizava e dava um como de absurdo o fato de um jogador como Seedorf (craque internacional) começar a partida do Botafogo no banco de reservas em um estádio de "baixo nível", por ser um atleta que já tenha atuado nos maiores palcos do mundo, como San Siro, Camp Nou, Santiago Bernabeu, entre outros.

 Será mesmo que o estádio do Bangu merece ser tão rebaixado assim ? O estádio que possui a maior medida entre as quatro linhas, que já recebeu partidas históricas e craques consagrados em seu gramado. Será que Moça Bonita merece mesmo ser tão desvalorizada ? Um estádio no qual jogaram Garrincha, Nilton Santos, Paulo Borges, Zizinho, Domingos da Guia, Ademir, Aladim, Ubirajara, Cabrita, Roberto Dinamite e muitos outros. Será que este repórter sabe quem foram esses craques ? Fica aqui a minha dúvida de quem é realmente limitado: o estádio ou o autor da reportagem.

 Além do mais, tenho certeza que Seedorf não liga para nada disso. Um jogador humilde, dedicado, esforçado, inteligente. Um verdadeiro EXEMPLO no esporte, que já enfrentou muito mais dificuldades que este repórter imagina.

 Seedorf nasceu no Suriname. Um país repleto de problemas de desenvolvimento, com uma população pobre e guerreira. O que é jogar em um gramado com buraquinhos comparado a ser criado em um país como o Suriname ?

 Fico decepcionado com a forma que o brasileiro trata seu futebol e engrandece ao dos outros. E pensar que, dias depois, continuarão fazendo a mesma coisa.

Nenhum comentário: