segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Europol desmantela facção criminosa no futebol


 Na manhã desta segunda-feira, a Europol informou que desmantelou uma rede internacional de corrupção no futebol, que envolveu investigações em 30 países e resultou na prisão de 50 pessoas. 


 De acordo com os diretores do serviço policial, 425 pessoas estão incluídas no caso, que envolve jogadores, árbitros e dirigentes. A organização criminosa conseguiu manipular quase 700 jogos envolvendo campeonatos de Ásia, Américas e, principalmente, Europa.


  Entre as partidas suspeitas, estão dois jogos da Liga dos Campeões (um disputado na Inglaterra), confrontos das eliminatórias da Copa do Mundo, das eliminatórias da Eurocopa e "muitos grandes jogos das ligas europeias". A Europol ainda não divulgou os nomes de envolvidos e nem as partidas que teriam sido manipuladas, uma vez que o processo judicial está em curso.


  Para mim, esse tipo de notícia não é nenhuma surpresa. Da maneira que encontra-se a política do futebol atual, a tendência é de que estes crimes aumentem com grande frequência. Com o crescimento do futebol, muito dinheiro passou a ser envolvido no esporte, facilitando ações maldosas e corrupções descaradas.

 Não é a primeira vez que vemos casos como esses. Em 2005, o campeonato brasileiro teve 10 partidas anuladas e repostas por manipulação de resultados envolvendo jogos arbitrados por Edílson Pereira de Carvalho. Em 2007, clubes como Juventus e Milan foram punidos severamente por manipulações de partidas do campeonato italiano feitas por seus dirigentes.


 Com essas coisas eu não me surpreendo mais. Apenas me entristeço, pela falta de caráter das pessoas e desrespeito ao futebol. Pessoas que, sem talento para jogar ou trabalhar com esse esporte, desfrutam de todo o dinheiro envolvido por ele. 


 Fico feliz com a prisão dos criminosos e o fim dessa facção. Porém, essa é apenas uma organização mafiosa. Há várias espalhadas pelo mundo todo, envolvendo apostas e dinheiros nas partidas dos torneios mundiais. A FIFA deveria se pronunciar e lidar a respeito disso. Hoje foram manipulados campeonatos europeus. Mas amanhã pode ser a Copa do Mundo.



 Enfim, a boa notícia de que uma facção criminosa foi desfeita de vez também traz a má notícia de que o futebol está cercado de mafiosos. 


Rob Wainwright diretor da europol (Foto: Agência AFP)

Nenhum comentário: