sexta-feira, 29 de março de 2013

Era só o que faltava: Engenhão interditado - Acorda, Rio. Acorda, BOTAFOGO!

 Recentemente, a prefeitura municipal do Rio de Janeiro concedeu um importante comunicado à imprensa, que abalou o futebol carioca. O estádio olímpico João Havelange (Engenhão) está interditado por período indeterminado. As hastes de metal que localizam-se sobre o estádio cederam 50% a mais que o previsto, o que pode causar o desabamento da cobertura em caso de ventanias fortes.

 É lamentável ver toda a tradição, honra, dignidade e história que tem o futebol carioca ser manchada pela sujeira causada pelo governo do estado. Um estádio projetado para receber os jogos Panamericanos de 2007 e as Olimpíadas de 2016 com problemas estruturais apenas 6 ANOS após a sua inauguração, deixando o atletismo brasileiro SEM PALCO! E toda essa tragédia se resume a apenas uma palavra: MALANDRAGEM.

 Estes problemas se dão graças às diversas falcatruas do governo do Rio de Janeiro nas obras do Engenhão, entre 2003 e 2007. Dentre elas, está a pouco conhecida "polêmica da nona raia". As autoridades afirmaram que Comitê Organizador do Pan teria exigido uma raia a mais que normalmente se tem em pistas olímpicas, fato que o próprio Copan nega. Com isso, os custos aumentaram em R$ 60 milhões e as obras do Engenhão foram modificadas, gerando falhas e problemas em sua estrutura, o que colocou durante anos a vida de torcedores e trabalhadores e prejudica às preparações das olimpíadas, tudo somente para ganhar cada vez mais e mais dinheiro.

 Todas estas lambanças feitas por políticos neste amargo período do Engenhão servirá também para uma futura malandragem do atual governo, responsável pela interdição da arena esportiva. Além de ganhar força política e desmoralizar o antigo prefeito, os atuais comandantes do estado poderão engordar cada vez mais seus bolsos apressando às obras do novo Maracanã aumentando gastos em reformas.

 Acontecido todo o caos, todas os prejuízos caíram no colo do proprietário, o Botafogo de Futebol e Regatas. O clube apossou-se do Engenhão em 2007, o que talvez tenha sido uma das piores ações de sua história. Com problemas de localização, segurança e acesso, o estádio é alugado pelo Botafogo, o que significa que não pode ser adaptado às tradições do mesmo. É INACEITÁVEL que um clube com uma ampla torcida limitar-se a menos de 10 mil pagantes por jogo por problemas de localização. É INADMISSÍVEL um estádio azul, vermelho e repleto de patrocínios aleatórios no qual o seu dono é alvinegro!

  O acontecido foi um grande sinal. Um sinal de alerta ao Rio e sua desorganização; Um sinal ao Botafogo para largar de vez esta espelunca.

  Enfim, graças às irresponsabilidades, malandragens e lambanças políticas, pela primeira vez, a final do campeonato carioca aconteçerá fora da cidade maravilhosa. PARABÉNS, GOVERNO!



   




2 comentários:

Diogo Ribeiro Martins disse...

Excelente texto Daniel!
É uma vergonha não só pro futebol carioca, mas também pro futebol brasileiro inteiro! Nos últimos tempo, comecei a ter um olhar mais crítico sobre as coisas, e, hoje, vivo indignado com o que acontece na política e no futebol (já que ambos acabam se envolvendo, sendo que isso não deveria acontecer), tanto que no meu blog, me limite a escrever apenas sobre tática, pois, se eu for falar sobre outras coisas que ocorrem no mundo do futebol, eu acabo extrapolando os limites hahahaha
Enfim, ótimo texto!
Abração!

BrauneFogo disse...

É assim que deve ser! Os que não tem talento para entrar no futebol, desfrutam do dinheiro que ele trás! O futebol é como uma mina de ouro... cada vez tem mais bandido em volta dela querendo pegar cada vez mais ouro! Blatter, Teixeira, Marin, Valckie, Eurico... arh, nojo até de escrever seus nomes. Obrigado pelos elogios... temos que fazer sempre a nossa parte quanto a estes episódios lamentáveis que ocorrem no dia-a-dia! Abraços Diogo