domingo, 24 de fevereiro de 2013

O exagero diante do Barcelona

 Nos últimos anos, o FC Barcelona chamou a atenção dos amantes de futebol por apresentar uma nova maneira de jogar futebol. Uma equipe que tem como arma principal o toque de bola, vencendo assim duas Champions Leagues em quatro anos.

 Porém, a grande maioria da imprensa, torcedores e fãs do clube exageram e muito a respeito deste time. Alguns afirmam que o Barça possui um futebol lindo. Outros até tem a indecência de afirmar que este Barcelona é o "melhor time de todos os tempos". Alguns jornalistas ignorantes insistem até em menosprezar o futebol brasileiro para engrandecer à equipe catalã (Jornalistas do Globo Esporte humilharam o futebol brasileiro após a derrota do Santos para o Barcelona por 4 a 0 em 2011).

 Para quem entende e gosta muito de futebol, sabe que não basta ter um time eficiente para ser chamado de melhor do mundo. O padrão de futebol do clube cetalão é completamente diferente do que podemos chamar de "futebol-arte".

 A eficiência, a boa qualidade, a tática, os grandes resultados da equipe são provas do quanto este time produz. Porém, na maioria de suas atuações, vemos esta mesma equipe em um toque de bola sonolento, chato, sem interesse em atacar. Será que um time com estas características merece ser chamado de melhor de todos ?

 Todo este exagero diante do Barcelona se deve pelo fato de ser uma nova maneira de jogar futebol, uma tática diferente do padrão comum. Além é claro da grande vantagem de ser comandado pelo brilhante Pep Guardiola, que mostrou ao mundo uma nova tática, onde para os jogadores, o campo não é retangular, mais sim CIRCULAR, gerando uma intensa movimentação entre cada um dos 11 integrantes da equipe titular. Mas com a saída do treinador no ano passado, o Barcelona não tem realizado grandes feitos e  tem jogado um futebol cada vez mais lento, chato e sonolento.

 Enfim, o público, a imprensa, e os fãs do futebol precisam entender que não se pode confundir o futebol eficiente com o vistoso, e que para uma equipe ser considerada a maior de todos os tempos, ela deve ser excelente em TODOS OS ASPECTOS, tanto em eficiência, quanto em beleza. E quando falamos de futebol bonito, o Barcelona não se enquadra neste aspecto.



Nenhum comentário: