Na tarde de ontem, pude assistir à partida entre Barcelona e Celtic, pela segunda rodada da UEFA Champions League dessa temporada. Uma partida cheia de expectativa entre o maior clube da Escócia e o dito "melhor time do mundo". Sem Messi, o Barça contava com seu bom toque de bola e as jogadas individuais de Neymar para bater a equipe do artilheiro grego Samaras.
Mas o que para muitos seria uma partida de alto nível, com um baile do Barcelona ou até uma pressão na raça dos escoceses, desligou a TV com um gostinho de ilusão. A partida encerrada em 1 a 0 para o clube espanhol deixou demais a desejar e, até onde entendo de futebol, acompanhei uma partida de um nível tão fraco quanto o de algumas no próprio campeonato brasileiro. Para se ter uma ideia, o eleito por muito como principal jogador da partida foi Neymar, atacante que há alguns meses atuava nos gramados do Brasil.
A partida de ontem foi apenas algum dos vários exemplos que podemos notar de partidas fracas de futebol no velho continente. Ontem mesmo, acompanhamos uma partida tenebrosa entre Zenit e Austria Wien, empatada em 0a0, que ao meu ver, teve o mesmo nível de uma partida da segunda divisão do nosso futebol. E para completar, o melhor jogador dessa partida foi também um brasileiro, Hulk, que deu o único toque de talento nessa partida deplorável.
Agora, pergunto a vocês: Por que tanta reverência e "babação" ao futebol europeu ? Por que tanto pisoteio e agressão ao futebol brasileiro ? Realmente é dificílimo de compreender. É contra os meus argumentos ? Pense um pouco, afinal, jogadores como Deco, Seedorf, Zé Roberto e Alex pensam assim como eu. O futebol brasileiro é técnico, talentoso e esplendoroso, e é tão gigante quanto o europeu. E esses craques citados, que atuaram nos dois locais puderam comprovar isso em várias entrevistas.
É só notarmos as últimas decisões do mundial de clubes da FIFA. No século XXI, foram disputadas quatro finais entre brasileiros e europeus, sendo três vitórias nossas e apenas uma deles. Ou seja, no único confronto direto ano a ano entre brasileiros e europeu, somos NÓS quem levamos a vantagem. O que dizer ?
O futebol europeu pode ser mais organizado, dinâmico, tecnológico, de mais força tática e física. Mas quem disse que lá não há jogo feio ? Abra o olho, povo brasileiro. Sua hipocrisia está te consumindo. Tática e organização na Europa, técnica e talento no Brasil. Elas por Elas, tudo igual. Não há superior!
Portanto, o meu recado para mídia, torcida, futebolistas e telespectadores é o seguinte: Valorize mais o NOSSO futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário