Além do crescimento brasileiro dentro das quatro linhas, fora dos gramados também houve uma imensa melhora. Durante o período da Copa, o povo brasileiro foi às ruas de diversas cidades protestar contra a trágica situação política na qual o Brasil se encontra, pedindo uma resposta do governo a respeito da má qualidade dos serviços públicos, das altas tarifas dos meios de transporte e da incrível onda de casos de corrupção envolvendo as construções da Copa do Mundo, estremecendo o governo Dilma e amedrontando à FIFA e CBF.
Antes do início da competição, afirmar que tudo isso, todas estas mudanças e acontecimentos iriam ocorrer era considerado uma loucura perante a situação na qual se encontrava o futebol brasileiro e a característica relaxada e descontraída do povo brasileiro.
Porém, tudo ocorreu na hora certa. O mundo inteiro volta-se para nós nestes próximos anos. Grandes eventos como a Copa do Mundo estão chegando, o que trás a atenção do planeta para o Brasil. Por isso, muita coisa necessitada mudar... e rápido!
A respeito da seleção brasileira, Scolari finalmente conseguiu formar uma família, um grupo. Com um esquema formado no 4-2-3-1, o Brasil encontrou sua maneira veloz de atacar e firme de marcar, proporcionando uma grande melhora do futebol de todos os jogadores titulares, especialmente de Neymar. A melhora proporcionou ao Brasil cinco vitórias, três goleadas (sendo duas em cima de Itália e Espanha), a artilharia do torneio a Fred e a Neymar, o título de melhor jogador da Copa das Confederações.
Quanto aos protestos, o mundo inteiro vem acompanhando e aplaudindo a atitude aguerrida e brava da população brasileira. O governo corrupto e as entidades criminosas que fazem parte deste sujo projeto da Copa do Mundo que prejudica o desenvolvimento do país, o povo e até mesmo os clubes brasileiros (que vem sendo impedidos de jogar nas novas arenas por acordos corruptos entre o governo e empresas privadas), precisam saber que o Brasil acordou, que queremos um país melhor e que não iremos descansar até que a JUSTIÇA seja estampada em nossa bandeira!
Portanto, a Copa das Confederações foi um grande sucesso. Apesar das tremendas confusões envolvendo o furto aos jogadores espanhóis nos hotéis e os problemas que a seleção uruguaia teve para treinar durante a competição, eu diria eu que foram quinze dias que reacenderam do meu peito a chama do patriotismo e do orgulho de dizer: EU SOU BRASILEIRO!
