Mas foi na partida contra o rival Vasco da Gama que o jovem se consagrou. Além de atuar muito bem e marcar um belo gol em um clássico contra o maior rival do Flamengo, o atacante ainda teve a proeza de entortar por várias vezes um dos melhores zagueiros do Brasil e ídolo vascaíno Dedé.
Desde essa partida, Rafinha vem recebendo inúmeros elogios de companheiros, comissão técnica, imprensa e até ex-jogadores. Mas para ele, parece que o sucesso na partida contra o Vasco não basta. Na última quarta-feita, o atacante encantou o torcedor rubro-negros com jogadas dribles, passes e jogadas magníficas na partida contra o Friburguense. Além desses lances, o jogador ainda marcou um golaço de cobertura. Com todo o acontecido, o Flamengo já busca recursos para ampliar seu prazo de contrato com o atacante o mais rápido possível.
Como podemos notar, o jovem flamenguista é mais uma promessa do futebol brasileiro. Começou bem, é ousado, não tem medo de partir para cima. Mas devemos ter calma com o rapaz. Mutos grandes talentos que são muito exaltados no início de suas carreiras acabam não tendo sucesso. Lenny, Wellington Silva Leandro Bonfim e Philippe Coutinho são provas de como talentos promissores podem dar errado. Esses quatro jogadores fizeram sucesso muito cedo, mas devido à transferências, insegurança e muito dinheiro, acabaram se perdendo no futebol.
Sabemos que Rafinha é um grande talento e se encaminha para ser mais um grande driblador de nosso futebol, mas devemos ter muita paciência. Muitos elogios e grande foco em cima do jogador pode subir a cabeça do atleta, fazendo com que ele perca responsabilidade, humildade e até seu talento. Para ter sucesso, Rafinha deve seguir o ditado: "Chegar ao sucesso é fácil. Difícil é se manter nele".